Governança, Ética e Conformidade
Governança
Todos os colaboradores da Dana Incorporated – dos conselheiros e diretores a cada uma das pessoas que trabalham em cada uma das nossas operações espalhadas pelo mundo – devem ater-se aos mais altos padrões de conduta empresarial. Temos a obrigação e o compromisso de sempre conduzir os negócios de forma legal, ética e responsável, respeitando os direitos humanos, da mesma maneira que esperamos que nossos funcionários trabalhem juntos com respeito mútuo e espírito de colaboração.
Simplesmente não fazemos concessões no que se refere à conduta empresarial com integridade e honestidade. Assim, podemos garantir que todas as nossas transações sejam realizadas em conformidade com todos os respectivos requisitos legais.
Como uma empresa global, dispomos de versões traduzidas para diversos idiomas das Normas de Conduta Empresarial da Dana que são leitura obrigatória para todos os funcionários. Essas normas são os princípios fundamentais que nos orientam na Dana.
A estrutura de governança de sustentabilidade da Dana desenvolve e implementa a nossa estratégia e metas de sustentabilidade. Assegura que nos concentremos em incorporar a sustentabilidade ao negócio, implementando decisões em toda a nossa organização. Nossa estrutura de governança de sustentabilidade encontra-se descrita abaixo.
Participantes
Todos os envolvidos internos e externos beneficiam-se do sólido programa de ética e compliance da Dana. As Normas de Conduta Empresarial da Dana constituem a espinha dorsal do seu programa de conduta empresarial, ética e compliance. As normas proporcionam orientação aos colaboradores da Dana com relação a áreas de risco específico jurídico e de conduta empresarial e as consequências por deixar de atender às nossas expectativas. A Dana possui também outras importantes políticas corporativas, operacionais e funcionais obrigatórias para todos os funcionários. O processo de integração para novas contratações envolve uma confirmação por escrito do recebimento das Normas de Conduta Empresarial e outras políticas. Além disso, funcionários assalariados em nível de gerência e superior devem responder um questionário anual destinado a identificar quaisquer questões relacionadas com conduta empresarial.
A Dana possui uma política específica para a condução de investigações internas de possíveis violações em conduta e ética empresarial e outras questões que envolvam fraude, roubo, ética ou relatórios financeiros. Essa política estabelece uma obrigação afirmativa dos funcionários de relatar questões de ética e conduta empresarial de que tomem conhecimento. Define também o processo para conduzir investigações, supervisão, relatórios e questões correlatas. A Dana dispõe de uma Helpline (linha de apoio) para questões de Ética e Compliance. A Helpline é uma ferramenta de comunicação (por e-mail e telefone) que os colaboradores da Dana podem utilizar para tratar de preocupações relacionadas com ética ou conduta empresarial fora do canal normalmente utilizado para reportar assuntos.
As expectativas das políticas da Dana são reforçadas por programas sistemáticos de treinamento e capacitação. Todos os funcionários assalariados devem realizar um programa básico de treinamento em ética e compliance ao serem admitidos no setor de conformidade, além de programas adicionais indicados anualmente. Programas especializados que abrangem tópicos de risco específico são continuamente apresentados a públicos-alvo. Líderes sênior da Dana participam de um programa de vídeo denominado “Ética é Importante”, em que o líder aborda assuntos específicos relativos à ética e compliance de maneira prática e com exemplos da vida real. Ética e compliance são regularmente incluídas em outros programas de treinamento como, por exemplo, o programa “Leadership Foundations” [Fundamentos de Liderança] da Dana, no qual os principais participantes tomam parte de discussões e exercícios instigantes sobre tópicos críticos de liderança.
Direitos humanos
O respeito aos direitos humanos é uma política fundamental da Dana. As Normas de Conduta Empresarial da Dana dispõem: “Cada colaborador da Dana é obrigado a conduzir os negócios da Dana de maneira legal, ética e responsável e com respeito aos direitos humanos”. Além disso, a Política da Dana sobre Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos estabelece o compromisso da Dana com o respeito às pessoas, respeito às comunidades, respeito ao meio ambiente e respeito à lei, ética e justiça. A Dana mantém também políticas e procedimentos que proíbem e protegem contra tráfico humano e a utilização de minerais provenientes de áreas de conflito.
Minerais de Conflito
Como empresa com atividades de venda e fabricação em todo o mundo, a Dana apoia o fornecimento responsável de minerais, conforme estabelecido nas Normas de Conduta Empresarial. Apoiamos o fim da violência e violações de direitos humanos na mineração de determinados minerais em um local descrito como “Região de Conflito”, que se encontra na República Democrática do Congo (“RDC”) e países vizinhos. Apoiamos esses requisitos para promover a meta humanitária de acabar com conflitos violentos na RDC e países vizinhos, parcialmente financiados pela exploração e comércio de minerais de conflito.
Nossa meta é:
- Apoiar os propósitos e objetivos da legislação dos EUA relativos ao fornecimento de minerais de conflito
- Não adquirir os metais especificados, cientes de que se originam de estabelecimentos na “Região de Conflito” que não possuem certificação “livre de conflito”
- Assegurar o cumprimento desses requisitos e solicitar aos nossos fornecedores razoável due diligence com relação às suas cadeias de suprimento para assegurar que os metais especificados sejam fornecidos apenas por:
- Minas e fundidores de fora da “Região de Conflito”
- Minas e fundidores certificados “livres de conflito” por uma terceira parte independente, quando fornecidos a partir da “Região de Conflito”
Se constatarmos o uso desses minerais produzidos em estabelecimentos considerados “não-livres de conflito”, em qualquer material, peças ou componentes que adquirirmos, tomaremos as medidas adequadas para fazer a transição do produto de forma a tornar-se “livre de conflito”.
Tráfico Humano
A Dana está comprometida em conduzir seus negócios de maneira responsável, sustentável e ética. Isso inclui assegurar que não esteja ocorrendo escravidão moderna nem tráfico humano em nenhuma parte das nossas atividades ou da cadeia de suprimento. O nosso compromisso inclui:
- Ações de combate à escravidão moderna e ao tráfico humano.
- Realizar negócios de maneira ética, com respeito pelos nossos colaboradores e pelas comunidades em que vivem
- Respeito a questões de direitos humanos, inclusive combate a abusos desses direitos, levando essas questões a sério, seja tratando-se de tráfico humano, escravidão moderna, trabalho infantil ou qualquer outra situação
Aspectos trabalhistas
A Dana está comprometida há muito tempo com os princípios de liberdade de associação dos seus funcionários e mantém uma relação aberta e produtiva com os sindicatos que representam os nossos funcionários nos diversos países onde exercemos atividades. Esse respeito aos direitos dos nossos colaboradores estende-se também ao reconhecimento do direito do funcionário expressar a sua opinião sobre remuneração, horários e condições de trabalho. Além disso, nos EUA e no Canadá, há muitos anos mantemos um acordo de neutralidade com os principais sindicatos no que diz respeito aos esforços para organizar os locais das fábricas.
Políticas Corporativas
- Anticorrupção
- Lei Antitruste e sobre Concorrência
- Conflito de Interesses
- Ambiental
- Presentes e Entretenimento
- Saúde e Segurança
- Direitos Humanos e Sustentabilidade e Responsabilidade Social
- Investigações Internas de Questões de Conduta Empresarial, Ética e Compliance Legal
- Contribuições Políticas (em inglês)
Additional Governance Disclosures (em inglês)