Sustentabilidade

Nossa Visão de Sustentabilidade

James Kamsickas

A Dana tem uma longa e orgulhosa história de fornecer aos mercados automotivo e industrial a inovação líder no setor que atende às demandas em constante mudança de um mercado global. Por estar na vanguarda da tecnologia, podemos fornecer a nossos clientes soluções reais e de alta tecnologia que reduzem o peso, melhoram a eficiência e diminuem as emissões gerais – componentes críticos para agregar valor aos nossos clientes e acionistas e minimizar o impacto no meio ambiente.

À medida que os nossos mercados finais continuam evoluindo rapidamente, nosso compromisso com a sustentabilidade vai além dos nossos produtos, às vidas das pessoas que empregamos e das comunidades que chamamos de lar.

Ser um bom cidadão corporativo é um dos valores fundamentais da Dana. Com mais de 140 grandes fábricas em 33 países, atendendo a cerca de 10.000 clientes em todo o mundo, é imperativo construirmos relacionamentos sólidos com as comunidades em que estamos inseridos para assegurar que elas não sejam afetadas negativamente pela nossa presença.

A Dana reconhece que operações sustentáveis requerem uma abordagem equilibrada entre nossos colaboradores, produtos e o planeta. Esforçamo-nos para alcançar nossas medidas de sustentabilidade implementando um sistema de gestão ambiental (SGA) que leve em conta os aspectos sociais e financeiros do nosso negócio, visando a assegurar que as nossas soluções tecnológicas sejam realmente úteis e sustentáveis para todos os envolvidos na Dana, incluindo nossos clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, agências governamentais e vizinhos.

Além disso, não seria possível atingir as nossas metas de sustentabilidade, operacionais e financeiras sem capacitar o ativo mais importante da Dana – nossos colaboradores – para encontrar maneiras novas e inovadoras de aprimorar nossos produtos e processos. A Dana está comprometida em promover a diversidade e inclusão e proteger nossos funcionários para que possam ser embaixadores de mudanças positivas em toda a organização e em nossas comunidades.

O nosso setor está mudando rapidamente. À medida que os avanços em tecnologias sustentáveis continuam a se expandir, a Dana segue comprometida em ser líder global em transmissão de energia e gerenciamento de energia de forma que os nossos clientes possam alcançar os seus objetivos de sustentabilidade. Juntos podemos tornar este um planeta mais seguro e mais limpo para as futuras gerações.

 

Grande abraço,

James Kamsickas

Presidente e CEO
Dana Incorporated

Principais áreas de foco em sustentabilidade

Capacitação de Pessoas

Capacitação de Pessoas

A segurança é um aspecto crítico da cultura da Dana e continua sendo a primeira e mais importante prioridade das equipes da empresa em todo o mundo. O pessoal da Dana…

Produtos Inovadores

Produtos Inovadores

O setor de mobilidade continua a exigir inovações que melhorem a eficiência do consumo de combustível e reduzam as emissões em geral. Enquanto muitos fabricantes de automóveis se preocupavam com essas melhorias em motores e transmissões…

Protegendo o Planeta

Protegendo o Planeta

Dana ganha o Prêmio de Proteção do Clima da Cidade de Columbia, Missouri

Para a fábrica da Dana em Columbia, Missouri, EUA, proteger o planeta significa usar menos, obtendo mais. Em 2017 a empresa recebeu…

Governança, Compliance e Ética

Governança

Todos os colaboradores da Dana Incorporated – dos conselheiros e diretores a cada uma das pessoas que trabalham em cada uma das nossas operações espalhadas pelo mundo – devem ater-se aos mais altos padrões de conduta empresarial. Temos a obrigação e o compromisso de sempre conduzir os negócios de forma legal, ética e responsável, e respeitando os direitos humanos, da mesma maneira que esperamos que nossos funcionários trabalhem juntos com respeito mútuo e espírito de colaboração.

Simplesmente não fazemos concessões no que se refere à conduta empresarial com integridade e honestidade. Assim, podemos garantir que todas as nossas transações sejam realizadas em conformidade com todos os respectivos requisitos legais.

Como empresa global, traduzimos para diversos idiomas as Normas de Conduta Empresarial da Dana que são leitura obrigatória para todos os funcionários. Essas normas são os princípios fundamentais que nos guiam dentro da Dana.

Participantes

Todos os envolvidos internos e externos se beneficiam do sólido programa de ética e compliance da Dana. As Normas de Conduta Empresarial da Dana constituem a espinha dorsal do seu programa de conduta empresarial, ética e compliance. As normas proporcionam orientação aos colaboradores da Dana com relação a áreas de risco específico jurídico e de conduta empresarial e as consequências por deixar de atender às nossas expectativas. A Dana possui também outras importantes políticas corporativas, operacionais e funcionais obrigatórias para todos os funcionários. O processo de integração para novas contratações envolve uma confirmação por escrito do recebimento das Normas de Conduta Empresarial e outras políticas. Além disso, funcionários assalariados em nível de gerência e superior devem responder um questionário anual destinado a identificar quaisquer questões relacionadas com conduta empresarial.

A Dana possui uma política específica para a condução de investigações internas de possíveis violações em conduta empresarial e ética e outras questões que envolvam fraude, roubo, ética ou relatórios financeiros. Essa política estabelece uma obrigação afirmativa dos funcionários de relatar questões de ética e conduta empresarial de que tomem conhecimento. Define também o processo para conduzir investigações, supervisão, relatórios e questões correlatas. A Dana dispõe de uma Helpline (linha de apoio) para questões de Ética e Compliance. A Helpline é uma ferramenta de comunicação (por e-mail e telefone) que os colaboradores da Dana podem utilizar para tratar de preocupações relacionadas com ética ou conduta empresarial fora do seu canal normalmente usado para reportar assuntos.

As expectativas de políticas da Dana são reforçadas através de programas de treinamento e educação sistemáticos. Todos os funcionários assalariados devem realizar um currículo essencial de programas de treinamento em ética e compliance ao serem admitidos no setor de conformidade, além de programas adicionais indicados anualmente. Programas especializados que abrangem tópicos de risco específico são continuamente apresentados a públicos-alvo. Líderes sênior da Dana participam de um programa de vídeo denominado “Ética é Importante”, em que o líder trata de assuntos específicos relativos à ética e compliance de maneira prática e com exemplos da vida real. Ética e compliance são regularmente incluídas em outros programas de treinamento como, por exemplo, “Leadership Foundations” [Fundamentos de Liderança] da Dana, no qual os principais participantes tomam parte de discussões e exercícios instigantes sobre tópicos críticos de liderança.

Direitos humanos

Respeito aos direitos humanos é uma política fundamental da Dana. As Normas de Conduta Empresarial da Dana dispõem: “Cada colaborador da Dana é obrigado a conduzir os negócios da Dana de maneira legal, ética e responsável e com respeito aos direitos humanos”. Além disso, a Política da Dana sobre Responsabilidade Social Corporativa e Direitos Humanos estabelece o compromisso da Dana com o respeito às pessoas, respeito às comunidades, respeito ao meio ambiente e respeito à lei, ética e justiça. A Dana mantém também políticas e procedimentos que proíbem e protegem contra tráfico humano e a utilização de minerais de conflito.

Minerais de Conflito

Como empresa com atividades de venda e fabricação em todo o mundo, a Dana apoia o fornecimento responsável de minerais, conforme estabelecido nas Normas de Conduta Empresarial. Apoiamos o fim da violência e violações de direitos humanos na mineração de determinados minerais em um local descrito como “Região de Conflito”, que se encontra na República Democrática do Congo (“RDC”) e países vizinhos. Apoiamos esses requisitos para promover a meta humanitária de acabar com conflitos violentos na RDC e países vizinhos, parcialmente financiados pela exploração e comércio de minerais de conflito.

Estamos comprometidos em:

  • Apoiar os propósitos e objetivos da legislação dos EUA relativos ao fornecimento de minerais de conflito;
  • Não adquirir os metais especificados, ciente de que se originam de instalações na “Região de Conflito” que não possuem certificação “livre de conflito”; e
  • Assegurar o cumprimento desses requisitos e solicitar aos nossos fornecedores razoável devida diligência com relação às suas cadeias de suprimento para assegurar que os metais especificados sejam fornecidos apenas por:
    • Minas e fundidores de fora da “Região de Conflito” ou
    • Minas e fundidores certificados “livre de conflito” por uma terceira parte independente, quando fornecidos a partir da “Região de Conflito”.

Se descobrirmos o uso desses minerais produzidos em instalações que são consideradas “não-livres de conflito”, em qualquer material, peça ou componentes que adquirirmos, tomaremos as medidas adequadas para fazer a transição do produto de forma a tornar-se “livre de conflito”.

Tráfico Humano

A Dana está comprometida em conduzir seus negócios de maneira responsável, sustentável e ética. Isso inclui assegurar que não esteja ocorrendo escravidão moderna nem tráfico humano em nenhuma parte das nossas atividades ou da cadeia de suprimento. O nosso compromisso inclui:

  • Ações de combate à escravidão moderna e ao tráfico humano.
  • Realizar negócios de maneira ética, com respeito pelos nossos colaboradores e pelas comunidades em que vivem, e
  • Respeito a questões de direitos humanos, inclusive combate a abusos desses direitos, levando essas questões a sério, seja tratando-se de tráfico humano, escravidão moderna, trabalho infantil ou qualquer outra situação.

Aspectos trabalhistas

A Dana está comprometida há muito tempo com os princípios de liberdade de associação dos seus funcionários e mantém uma relação aberta e produtiva com os sindicatos que representam os nossos funcionários nos diversos países onde exercemos atividades. Esse respeito aos direitos dos nossos funcionários estende-se também ao reconhecimento do direito do funcionário expressar sua opinião sobre remuneração, horários e condições de trabalho. Além disso, nos EUA e no Canadá, há muitos anos mantemos um acordo de neutralidade com nossos principais sindicatos no que diz respeito aos esforços para organizar os locais das fábricas.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]