Essa não é novidade, mas é notícia boa. Em todas as fábricas Dana no Brasil a energia elétrica usada vem de fonte sustentável e renovável, fornecida por usinas hidrelétricas, eólicas ou fotovoltaicas (solar). Esse cuidado ambiental permitiu que a Dana recebesse a inédita certificação I-REC de consumo de Energia Limpa. Peças produzidas com energia limpa fazem a diferença, acompanhe.
A Dana, uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo e presente no Brasil há 75 anos, sempre zelou para que suas atividades fabris estivessem adequadas aos padrões de proteção ambiental, adotando soluções responsáveis ambientalmente em suas fábricas, cobrando essa mesma atitude de fornecedores e incentivando seus clientes e parceiros a serem ecologicamente responsáveis. (veja nota publicada no Dana Informa em setembro de 2018, clicando no link da imagem abaixo).
Essa preocupação permitiu a conquista da inédita certificação I-REC, alcançada pelo consumo de energia apenas de fontes renováveis, ao longo de 2022. Toda a energia limpa utilizada nas operações de Gravataí e Sorocaba (SP) foi adquirida da Rio (RS), Campinas, Jundiaí Paranapanema Energia S.A. e gerada unicamente por usinas hidrelétricas, eólicas e fotovoltaicas (painéis solares).
A certificação foi concedida pela Fundação Internacional de Normas REC (I-REC Standard), uma organização sem fins lucrativos que fornece um padrão robusto para rastreamento de ações climáticas e atesta os esforços promovidos pela Dana no uso de energia de fontes limpas, movimento importante e em linha com seus princípios e valores na preservação e a melhoria do meio ambiente.
Também demonstra que as operações da empresa deixaram de emitir gases de efeito estufa (GEE) por intermédio da compra de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre. Segundo Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil, a empresa reforça seus valores e compromisso com o respeito pelo meio ambiente, sendo reconhecida pelo uso de energia elétrica oriunda de fontes renováveis.
“Com a compra de energia limpa, evitamos a emissão de 8.000 toneladas de CO2 no ano. Este movimento soma a outras ações que contribuem para a redução de quase 1.000 toneladas de CO2, como a adoção de empilhadeiras elétricas e a implementação de compostagem dos resíduos de nossos refeitórios e da poda de vegetação, reduzindo o envio de mais de 60 toneladas/ano para aterros sanitários”, destaca o executivo.
A operação em Gravataí (RS) também foi homenageada pela Dana Incorporated com o prêmio “Melhores Iniciativas de sustentabilidade” por seu compromisso com a preservação do meio ambiente e inovação. Ao longo de 2022, a unidade realizou diversos projetos de sustentabilidade, abordando energia, desperdício e redução de água, resultando na redução de 8% nas emissões de gás de efeito estufa (GHG).
Ao todo, foram 10 projetos nas áreas de Resíduos (4 projetos), Energia (3 projetos), Logística (1 projeto) e Utilização da Água (2 projetos) que reduziram em 88,3 toneladas as emissões de CO², além do ganho ambiental de 70,1 m3 de água.