Voltou de viagem ou deixou o carro parado durante as férias? Então é hora de fazer a revisão novamente. Será que seu cliente sabe disso? Quem vai fazer esse serviço: você ou a concorrência?
Há exatos dois anos publicamos uma nota no Dana Informa, esclarecendo sobre a importância de alertar o cliente sobre a importância das revisões pós viagens de férias. No entanto, pouquíssimos empresários e profissionais da reparação automotiva tomaram consciência dessa oportunidade de serviços e adotaram as revisões pós-férias em suas comunicações com o cliente.
Visitando oficinas de reparação automotiva na capital paulista nestas primeiras semanas do ano, identificamos que poucas tomaram a iniciativa de chamar seus clientes para um check-up após a viagem, preferindo esperar que estes trouxessem seus veículos para inspeção ou reparos.
Segundo os donos destes estabelecimentos, esta falta de contato ativo com o cliente foi provocada pela falta de mão de obra disponível, excesso de veículos aguardando reparos na oficina, indisponibilidade de espaço físico e alguns pela dificuldade de encontrar peças de reposição.
No entanto o carro do cliente continua precisando de inspeção e revisões e, com certeza, oficinas de concessionárias autorizadas e grandes redes e franquias já estão oferecendo este serviço aos seus clientes.
Um carro que rodou em estradas não pavimentadas ou ficou em cidades no litoral, pode ter acumulado terra ou areia em partes sensíveis da suspensão ou motor. Da mesma forma, se o cliente deixou o carro parado na garage por longos períodos enquanto viajava de férias, podem surgir problemas com baterias, itens de motor, suspensão e outros componentes.
Não importa qual foi o seu destino (a praia, campo ou serra), para que o carro continue a atender as suas necessidades, é preciso realizar a checagem. No litoral, por exemplo, a maresia combinada com a areia pode oxidar a lataria ou mesmo prejudicar o desempenho do motor e sistemas de freio ou itens da suspensão e direção.
Já para quem pegou a estrada para o interior, o perigo está na entrada de poeira e as trepidações causadas pela irregularidade das estradas, que podem danificar seriamente a suspensão, o motor e o sistema de iluminação.
Quando a manutenção do carro está em dia e foi feita a revisão antes de viajar, a checagem pós-férias é mais tranquila e, provavelmente, não haverá problemas ou estes serão de menor proporção.
Após o retorno das férias, é importante que o veículo passe por uma nova inspeção, fundamental para avaliar se o automóvel sofreu algum dano ou desgaste de peças na volta da viagem. Muitas horas de viagem em estradas em más condições e não pavimentadas pode fazer com que o automóvel necessite de algum reparo.
Para as pessoas que costumam viajar para regiões praianas, é preciso ficar atento à contaminação por areia nos amortecedores e outros componentes da suspensão, juntas homocinéticas e sistema de freio. A limpeza e verificação desses itens deve ser feita imediatamente para que não ocorra a oxidação das peças devido à ação da maresia, bem como danos por atrito das partes móveis com estas partículas de areia.
Se o cliente usou o veículo em estradas de barro, faça uma verificação completa da suspensão. O barro acumulado nos amortecedores pode ocultar pequenos vazamentos e dificultar a detecção de defeitos, além de provocar ruídos e vibrações nas rodas.
Quer saber mais sobre as revisões de férias? Clique na imagem no início desta nota e resgate as informações do Dana Informa de Janeiro de 2020. Seu cliente agradecerá e voltará satisfeito com seus serviços e cuidados.