Você já conheceu o Programa de Qualidade dos 5S, agora apresentamos mais uma ferramenta para sua empresa aprimorar e melhorar as técnicas de melhoria contínua. Conheça os CCQs – Circulos de Controle da Qualidade
Melhoria contínua é uma atividade planejada com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) preconiza um trabalho permanente de melhoria nos seus processos de negócios. No Kaizen, por exemplo, a premissa é “hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.
Você já conheceu o Processo de Qualidade dos 5Ss, agora apresentamos o CCQ – Círculos de Controle da Qualidade, que promovem a melhoria contínua através de projetos elaborados por grupos de colaboradores (circulistas), onde os problemas do dia a dia são tratados e corrigidos, agregando para a empresa melhorias nas áreas de saúde e segurança, redução de desperdícios/retrabalho, aumento de lucratividade, entre outros.
O modelo de melhoria contínua trabalha com a ideia de que toda e qualquer organização deve realizar aperfeiçoamentos incrementais em seus serviços, processos e produtos em geral, e isso inclui as empresas de reparação automotiva, comércio de autopeças e outras prestadoras de serviços do setor.
Os Círculos de Controle de Qualidade são formados por pequenos grupos de colaboradores e têm o objetivo de propor mudanças, melhorias ou soluções para problemas encontrados na produção. Preferencialmente, devem ser formados por grupos de 3 a 7 pessoas.
Por que implantar os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ)?
Os CCQs são uma forma focada e direcionada de pensar o trabalho e resolver problemas pontuais do sistema de produção. Da mesma forma, também são uma poderosa ferramenta de melhoria contínua. Isso acontece porque, por meio das reuniões do círculo, é possível implantar uma rotina de análises consistente, voltada exclusivamente para o resultado do trabalho das pessoas que compõe o círculo.
Por isso é muito importante que os grupos sejam formados por pessoas que atuam no processo, que o conhecem. Do contrário, a dificuldade em entender a rotina e as necessidades da linha de produção se torna maior do que a proposição melhorias.
Dentre os benefícios da metodologia, podemos apontar que a utilização consistente de CCQs ajuda a:
- Diminuir erros na realização do trabalho;
- Melhorar a qualidade tanto do processo quanto do produto;
- Aumentar a eficiência da equipe de trabalho (produtividade);
- Engajar o colaborador ao seu trabalho e à qualidade da empresa;
- Valorizar a participação das pessoas como agentes de melhoria dos processos;
- Desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas do processo produtivo;
- Gerenciar riscos, antecipando possíveis problemas dos processos;
- Desenvolver lideranças, valorizando as competências individuais dos colaboradores;
- Tornar os processos mais claros e conscientizar as pessoas.
Grande parte das vezes a solução dos problemas enfrentados nos processos está na cabeça dos colaboradores e gestores. Porém, devido à rotina de execução, torna-se difícil parar e refletir sobre o que não está dando certo.
Com os Círculos de Controle de Qualidade (CCQs) é possível levantar possíveis soluções para os problemas apresentados e colocá-las em prática de forma consciente sistêmica. Tudo isso de forma organizada e sem perder produtividade.
Algumas dicas para implantar os CCQs na sua empresa:
1. Comece com pequenas mudanças
Uma das ideias importantes da melhoria contínua é a realização de pequenas mudanças com o passar do tempo. É normal ficar empolgado e querer alterar tudo o que não dá certo no seu negócio de um dia para o outro, porém, isso pode ser extremamente arriscado financeiramente e, caso traga bons resultados, é provável que seja só um sucesso passageiro.
2. Ideias dos funcionários
Não há como negar a importância de escutar os funcionários para manter a empresa em constante crescimento. Afinal, normalmente, são eles que lidam diretamente com todos os problemas estruturais, financeiros e comerciais do negócio e, portanto, costumam ter muito mais conhecimento do que realmente funciona ou não.
A abertura dessa comunicação interna vai fazer com que os colaboradores se sintam ainda mais incluídos no negócio, fazendo com que também desejem a sua melhoria contínua.
3. Melhorias de baixo custo
Além de as melhorias serem pequenas e construtivas, é essencial que sejam realizadas focando na menor despesa possível. E isso não vale apenas para a compra de algum material de qualidade e de baixo custo, mas também para a simplificação de processos que não trazem lucro para o negócio — o que pode facilmente ser observado por um funcionário da empresa.
Aumentar a produtividade e melhorar os mais diversos processos de produção, focando em diminuir ao máximo o tempo de operação, é uma excelente forma de reduzir os gastos excessivos de empresas e fazer com que o programa de melhoria contínua seja um sucesso.
4. Delegue responsabilidade
Uma vez envolvida com o modelo de melhoria contínua, a equipe se torna capacitada a assumir o controle de seu próprio trabalho, identificando problemas e encontrando oportunidades de melhoria com novas ideias.
Desse modo, a “responsabilidade” de melhoria contínua sai das mãos do gerente, que pode focar suas atividades mais efetivamente em treinamento da equipe. Além disso, o engajamento dos colaboradores aumenta, elevando também as chances de uma melhoria sustentável e bem-sucedida.
5. Feedback constante
O feedback constante é mais um princípio indispensável da melhoria contínua. Evidentemente, trata-se de um processo um pouco difícil de ser realizado em uma cultura mais tradicional de melhoria devido a uma série de fatores, tais como líderes não podem comprometer seu tempo, a comunicação é ruim e as reuniões são difíceis de marcar, mas é fundamental que o colaborador saiba qual foi o resultado de sua sugestão. Portanto, encontre uma forma e dê retorno a toda e qualquer sugestão apresentada.
6. Acompanhamento dos resultados
Mudanças devem ser acompanhadas o tempo todo — não basta apenas alterar seus equipamentos, investimentos, formas de atendimento etc. e esperar que isso faça a empresa crescer. É preciso um acompanhamento diário dos resultados para avaliar se as alterações feitas realmente estão trazendo o lucro esperado ou se tornaram apenas mais uma despesa.
E então? Você certamente já entende mais sobre o assunto e conhece quais são os 6 princípios fundamentais para o sucesso de um programa de melhoria contínua, além de já ter noção de como aplicá-lo no seu negócio a partir de hoje.
Agora é com você e sua equipe!