5S’s – O poder dos cinco sensos

Uma ferramenta que promove a disciplina através da consciência e responsabilidade de todos para tornar o ambiente mais agradável, prático e seguro

Já pensou em melhorar a produtividade de sua empresa de reparação automotiva com um programa de qualidade? E com um que foi desenvolvido pela paciência, dedicação e perseverança oriental? 

É isso mesmo! O Programa 5S’s tem sua origem no Japão, quando em maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresentou um método para combater o desperdício, e ajudar o país destroçado pela guerra e sem recursos naturais.

Depois de ocidentalizada, esta técnica foi difundida e aplicada em diversas empresas de manufatura, tendo como objetivo a melhoria do ambiente de trabalho no “chão de fábrica”. No fim da década de 60, o estilo japonês de administração passou a ser adotado por organizações no mundo inteiro, juntamente com as técnicas do TQC (Total Quality Control), que chegaram ao Brasil no início dos anos 80, com o nome de Qualidade Total.

Ainda hoje, o Programa 5S´s é adotado e considerado pelas indústrias japonesas como sendo o fator básico para que as técnicas do TQC sejam bem-sucedidas.

Afinal, entende-se que com esse tipo de programa a produtividade aumenta, proporciona um maior controle de estoque, faz com que o ambiente de trabalho se torne mais limpo e saudável, oferecendo mais qualidade no atendimento aos clientes.

Como funciona o programa de qualidade 5S?

A ideia de funcionamento do programa 5Ss é simples e fácil de ser compreendida. Trata-se de cinco sensos que devem ser desenvolvidos nas empresas, com a finalidade de tornar o ambiente mais organizado e proporcionar mais qualidade para os empregados e empresários.

Entenda cada um dos 5 sensos da metodologia 5S e como eles podem ser aplicados na sua oficina.

Seiri –> Utilização: Separar apenas o que é necessário para eliminar do ambiente tudo que é inútil e estiver apenas tomando espaço. O senso de utilização está relacionado às formas como as pessoas utilizam os materiais de trabalho em uma empresa.

Na sua oficina, por exemplo, ao utilizar as ferramentas para o conserto de motores ou troca de peças dos automóveis, deve-se sempre fazê-la de forma correta, garantido, assim, a eficácia do serviço realizado.

Seiton –> Organização: Manter o espaço organizado, com cada coisa guardada em seu devido lugar. Devolver as ferramentas aos seus locais certos sempre depois de cada uso. O senso de ordenação define os locais mais adequados para guardar os materiais de uma empresa. Ele está diretamente relacionado ao senso de utilização, uma vez que, depois de uma ferramenta ser utilizada, ela precisa ser guardada novamente em seu devido lugar.

É importante que, em sua oficina mecânica, os locais onde os materiais são guardados e ordenados sejam bem definidos. Isso evita, por exemplo, a perda de tempo para localizar algo.

Seiso –> Limpeza: Deve-se melhorar o nível de limpeza e procurar mantê-lo. Em uma oficina, esse pode ser o passo mais difícil do 5S, mas é importante que seja colocado em ação dentro das possibilidades.

A ideia do senso de limpeza é que os ambientes da empresa estejam sempre limpos e organizados, sendo de responsabilidade de todos colaborar com isso e não apenas do faxineiro ou da pessoa responsável pela limpeza do local. Em oficinas mecânicas é comum que se lide com graxa e outros materiais que sujam o ambiente e, por isso, o cuidado deve redobrado.

Seiketsu –> Saúde/Higiene: Essa ação diz que devem ser criadas normas claras de higiene, limpeza, arrumação e triagem. Estas normas devem ser seguidas por todas as pessoas da empresa, no caso, da oficina de reparação automotiva. Ter asseio significa ter um local de trabalho que garanta a saúde dos trabalhadores, seja física ou mental.

Shitsuke –> Disciplina: Todos devem trabalhar em prol da melhoria contínua do espaço. Essa ação se aplica às quatro anteriores, pois é necessário que os colaboradores da empresa tenham a disciplina para separar as ferramentas necessárias; manter tudo em seu devido lugar; manter a limpeza e a higiene. A autodisciplina precisa ser trabalhada em todos os colaboradores da oficina.

Quais as vantagens do programa de qualidade 5S em oficinas mecânicas?

A oficina tem muito a ganhar com o programa de qualidade 5S. Ele evolui não somente o ambiente de trabalho, como também a atitude dos funcionários. Conheça a seguir as vantagens que seu negócio pode obter implementando-o!

  • Aumento da produtividade

O programa de qualidade 5S propicia um ambiente de trabalho mais limpo e organizado. Todo o local é preparado para funcionar de maneira eficaz e mais produtiva. Em primeiro lugar, a organização do espaço faz com que as tarefas sejam executados com muito mais agilidade. Quando ferramentas que não servem mais são “retiradas de cena”, fica mais fácil visualizar as que são úteis e não se perde tanto tempo na procura.

O mesmo acontece quando tudo é guardado em seu devido lugar. A equipe consegue se concentrar no serviço e planejar a execução, encontrar ferramentas facilmente, sem desperdício de tempo. Consequentemente, aumenta-se a produtividade.

  • Redução de acidentes

Uma oficina tem equipamentos que apresentam riscos à integridade humana. Guardá-los em lugares inadequados ou deixá-los no chão pode resultar em um acidente de trabalho. O colaborador da oficina facilmente poderia se chocar com um desses itens e se machucar.

Com a metodologia 5S, a posição do maquinário e ferramentas é pensada de modo a oferecer segurança ao ambiente, além de proporcionar o armazenamento correto dos equipamentos. Dessa forma, os sinistros são reduzidos.

  • Captação de mais clientes

Um ambiente visualmente agradável faz toda a diferença na escolha do cliente entre prestadoras de serviço. Quando o local apresenta sujeira e bagunça, passa a imagem para o cliente de que é relaxado e desorganizado.

Com o sistema 5S, a área apresenta-se higienizada e devidamente arrumada. O consumidor interpreta como garantia do comprometimento e competência da oficina. A imagem do estabelecimento muda e ele passa a atrair e fidelizar mais clientes.

Como implementar um programa de qualidade 5S?

O 5S na oficina mecânica reestrutura completamente os meios de produção e o comportamento dos colaboradores. Por isso não deve ser implantado de uma vez. As mudanças precisam acontecer de maneira gradativa para serem fixadas. Por isso, implemente cada etapa sozinha, focando em torná-la funcional.

É importante uma etapa estar absorvida pelos funcionários e pelo ambiente. Posteriormente, insira uma nova etapa, quando todos já estiverem prontos para agregar as novas regras e informações.

A equipe precisa compreender cada S para colocá-los efetiva e verdadeiramente em prática. Portanto, para garantir que as mudanças ocorram tanto no ambiente quanto no comportamento dos funcionários, invista em treinamentos para capacitá-los à nova situação.

O 5S na oficina mecânica reestrutura completamente os meios de produção e o comportamento dos colaboradores. Por isso não deve ser implantado de uma vez. As mudanças precisam acontecer de maneira gradativa

Dana ajuda você a implantar o 5S

Nós da Dana estamos comprometidos com o sucesso do seu negócio e para ajudá-lo, disponibilizamos diversas ferramentas para melhoria contínua.

O programa “Quer saber?” aborda vários temas de Qualidade Total no formato de vídeos e cartilhas, com instruções claras e informações de maneira divertida para você implementar na sua empresa.

No volume “Programa 5S” da coleção “Quer saber?” você vai descobrir por que o programa  está fazendo o maior sucesso. Vai encontrar todas estas respostas e ainda entender como atitudes simples podem trazer valiosas melhorias para o seu ambiente de trabalho e para a sua casa. É só começar a organizar suas ideias e ver o quanto é compensador usufruir do bom senso!

Vídeo da Série Quer saber sobre o Programa 5S no Canal Dana

Agora é com você! É só acertar o alvo e organizar a sua vida! Basta baixar e imprimir a nossa cartilha e/ou assistir o vídeo para embarcar nos ensinamentos que o Mestre desta história tem para ensinar.

Boa aula! Boa faxina! E Bons Negócios!

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]