Richard Strong, gerente de engenharia, baseado em Dana TM4 Chudleigh, Reino Unido, fala sobre 007, sua paixão pela engenharia e o aumento da inovação colaborativa após a aquisição da Ashwoods Electric Motors pela Dana.
Em uma cena famosa de Skyfall, James Bond ajusta as algemas, dá seu olhar fixo de mil jardas e pula para um trem em alta velocidade em busca do vilão Raoul Silva.
“Antes de ingressar na Dana, trabalhei na Ashwoods Electric Motors, onde um dia recebemos uma ligação sobre um projeto especial”, disse Richard. “Com o codinome‘ B23 ’, foi envolto em sigilo. Assim que os contratos foram assinados, soubemos que nos pediram para desenvolver um sistema de tração para impulsionar um trem do metrô de Londres para Skyfall, o 23º filme de Bond. ”
“Eu logo me encontrei a oeste do centro de Londres, no Pinewood Studios, com 007 Daniel Craig, o diretor Sam Mendes, e um trem subterrâneo de Londres escondendo nosso equipamento de tração sob medida embaixo. Apenas outro dia no escritório.”
Como a terceira pessoa a se juntar à Ashwoods, esses momentos eletrizantes não eram incomuns durante a década de inovação de Richard criando sistemas híbridos elétricos retrofit para veículos comerciais leves.
Maior que a soma de nossas peças
Em fevereiro de 2020, a Dana comprou a Ashwoods que, em conjunto com as recentes aquisições (TM4 ™, Oerlikon, Nordresa, Rational Motion e Pi Innovo), posiciona a Dana como o único fornecedor capaz de produzir todos os componentes principais de um e-Sistema de direção.
“A aquisição da Dana nos permitiu manter o melhor da Ashwoods, impulsionando uma cultura de inovação e adotando a excelência de alto volume da Dana, trabalhando com as principais especialidades de engenharia do mundo em uma rede de suporte global.”
“Por exemplo, uma recente revisão de projeto virtual permitiu que a equipe de engenharia da Chudleigh fizesse contato com especialistas em toda a Dana globalmente em todos os tipos de áreas especializadas. Vedações de lábios, materiais, rolamentos, peças fundidas, a lista continua. Isso é algo que uma pequena startup simplesmente não seria capaz de aproveitar. Problemas de campo em quase qualquer lugar do mundo podem ser suportados no local por representantes locais da Dana – oferecendo aos OEMs uma rede confiável de inovação e tecnologias revolucionárias. ”
Otimização de design, resposta mais rápida
Distribuídos globalmente por nove países, os Centros de Tecnologia da Dana abrangem mais de 2.200 dos principais engenheiros e técnicos do mundo.
“Agora não apenas temos acesso a vários especialistas nas unidades de negócios da Dana, mas também colaboramos com os outros centros de tecnologia de eletrificação para aprofundar nosso conhecimento, expandir novos limites e atender aos clientes.”
“Essa colaboração facilitou o acesso a um poderoso software de simulação de motor, algo que a Ashwoods não era capaz de fazer uso antes. Isso significa resposta mais rápida para as consultas do cliente e otimização e simulação de projeto aprimoradas antes que qualquer metal seja cortado. Um grande salto em frente para nós aqui na linha de motores IPM de baixa tensão da Chudleigh and Dana. ”
Como parte de um consórcio, a Dana TM4 ™ ganhou recentemente um importante subsídio do governo do Reino Unido para apoiar o desenvolvimento de uma motocicleta elétrica para a BSA Company, uma marca icônica de motocicletas britânicas, fornecendo um motor Dana TM4 inovador e de última geração emparelhado com um inversor compacto de alta potência.
“A marca BSA foi relançada e estamos trazendo grandes inovações na forma de gerenciamento de motor térmico avançado. Este é um projeto de engenharia avançada realmente empolgante para se envolver, e as inovações nascidas dele serão implementadas em todo o futuro portfólio de produtos automotivos. ”
Produtos que movem o mundo
Richard reflete sobre seu envolvimento na indústria de eletrificação por mais de dez anos e como recentemente, apesar dos desafios da Covid-19, as coisas estão começando a crescer no futuro espaço de mobilidade.
“Alguns OEMs importantes estão bem encaminhados em sua jornada de eletrificação, enquanto outros estão apenas começando a mergulhar na arena. De qualquer forma, a Dana com sua oferta modular, vasta rede e profundo conhecimento tecnológico é um grande parceiro. ”
“À medida que a tecnologia de baterias melhora e se torna mais viável comercialmente, essa indústria vai disparar. É um privilégio fazer parte disso. Há relacionamentos a serem construídos, clientes a serem atendidos e novas tecnologias e produtos estimulantes a serem desenvolvidos. Espero muitos mais anos neste mercado desafiador e em rápida evolução. Avante e para cima.”