Skip to content

Clique no play para escutar o motor do carro recuperado.

Foto: Ricardo Rollo, @rolloricardo

A história do automobilismo brasileiro é rica em fatos, histórias e personagens, mas pobre no que diz respeito à preservação de sua memória. Há pouco mais de três décadas, mais exatamente no dia 15 de outubro de 1991, um Opala muito especial foi cronometrado a 315 km/h em um trecho de 5 km na rodovia Rio-Santos e estabeleceu um novo recorde brasileiro de velocidade em linha reta.

O piloto Fábio Sotto Mayor acelerou o imponente cupê por seis vezes na região de Bertioga para estabelecer a marca de acordo com as normas prescritas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e supervisionado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Para cumprir as exigências, foram consideradas as duas melhores passagens das três tentativas realizadas no espaço de uma hora, cada uma delas percorrendo o trecho selecionado em dois sentidos. Na melhor combinação, foram registrados 291 km/h no percurso norte-sul e 315 km/h no percurso sul-norte, números que resultaram na média horária de 303,157 km/h, dados registrados por instrumentação que utilizou um cabo de 1 km de estensão. Tão épica como a quebra do recorde foi a recuperação deste ícone do automobilismo brasileiro três décadas depois.

“Temos muito orgulho deste novo capítulo na recuperação da nossa história, projeto que novamente mobilizou um sem-fim de colegas, parceiros de longa data e vários novos que juntos viabilizaram este complexo projeto de restauro, a exemplo do que havíamos feito na restauração do primeiro Fórmula 1 brasileiro, o Fittipaldi FD-01, quase 20 anos atrás,” reforçou Raul Germany, Presidente da Dana para o Brasil.

“Recriar um carro nacional que marcou época na história do esporte nos ajuda a reforçar a capacidade criativa de profissionais abnegados e apaixonados pelo automobilismo brasileiro. Nada mais apropriado do que coroar com este presente o ano de 2022 em que celebramos os 75 anos de atividades da Dana no Brasil,” destacou.

Assista o vídeo que preparamos sobre os épicos recorde e a recuperação do carro: 

Confira as incríveis fotos de Ricardo Rollo, @rolloricardo