Acompanhe a troca das Cruzetas SPL 90-1XS nesta dica extraída do Canal Spicer Brasil

Neste vídeo da série Spicer Sem Segredos, apresentamos os procedimentos para a troca e instalação de cruzetas da série SPL, modelo 90-1XS, utilizadas em diversos modelos Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo

Nesta rotina técnica preparada pelos instrutores Dana, assista como realizar a substituição das Cruzetas SPL 90-1XS, item aplicado bos modelos Mercedes-Benz Atego 1418 – 1518 – 1618 – 1620 – 1720 – OF1417 – OF1721; nos Volkswagen 16.200 – 17.210 – 17.210CO – 17.220 e nos Volvo VM17.

Ao final, não se esqueça de assistir também o vídeo com as instruções de lubrificação de cruzetas da série SPL, que completam o serviço, também disponível no Canal Spicer Brasil no Youyube.

Vamos começar com as Ferramentas necessárias:

  • Calços variados que devem ser um pouco menores que a largura de cada capa (se não tiver calços pode usar um soquete de metal);
  • Prensa hidráulica, que será utilizada para soltar e reposicionar as capas;
  • Torno de bancada ou morsa;
  • Alicate específico para soltar os anéis trava de fixação;
  • Chave de boca número 13 para a graxeira;
  • Martelo (preferencialmente de poliuretano).

Desmontagem

Remova os anéis trava e retire as capas com o auxílio de uma prensa.

Prense aos poucos até o corpo da cruzeta encostar na outra peça, garfo, luva, flange e demais componentes. Se ao final da prensagem a capa não sair, use um alicate modelo bomba d´água para retirá-la.

Fique sempre atento ao alinhamento das peças e se uma capa travar, não force.

Evite aumentar a força da prensa, é perigoso. Se necessário, descubra as causas do travamento.

Dica: após a desmontagem das capas, verifique se todos os roletes estão devidamente posicionados nas capas e examine o corpo da cruzeta. Procure por marcas ou desgaste excessivo, sinais que podem ser indicações de outros problemas no cardan.

A cruzeta pode ser considerada um tipo de “fusível” do cardan e o desgaste anormal ou prematuro indica outros problemas, como desalinhamento ou falta de lubrificação.

Descarte apropriadamente as capas e roletes usados que nunca devem ser reutilizados.

Montagem

Na hora de montar a cruzeta nova é importante tomar alguns cuidados.

Veja se a graxeira está na posição certa, com fácil acesso e sem travar o movimento da junta.

Quando for prensar a cruzeta, confira se o cardan está bem nivelado e alinhado.

Não aplique óleo ou graxa nos olhais, pode provocar a rotação das capas.

Nunca apoie o cilindro da prensa direto nas capas, use um apoio de metal (lembra dos calços e soquetes indicados nas ferramentas necessárias no começo das instruções?)

Antes de instalar, tome cuidado ao remover as capas da cruzeta para que os roletes não caiam. Se algum cair, reposicione com atenção.

Prense aos poucos e confira se a capa desceu o suficiente para colocação do anel trava.

Instale o anel trava na capa prensada antes de começar a prensar a próxima capa.

Depois de prensar as quatro capas, confira se a junta universal se movimenta livremente. Ela não pode ficar bloqueada ou com ruídos.

Ao final do vídeo, acompanhe as dicas de segurança para trabalhos de reparação com cardans e as recomendações para o descarte correto dos resíduos gerados pelos serviços de manutenção.

  

Confira esta e outras dicas na Playlist da série Spicer Sem Segredos no Canal Spicer Brasil no Youtube.

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