A Dana novamente é uma das 3 patrocinadoras da Copa Truck 2022 através da marca Spicer. Líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia, está presente em 95% dos caminhões e ônibus que saem das fábricas no Brasil, com eixos dianteiros e cardans.
A marca Spicer estará presente em placas de pista, no pódio, conteúdos digitais, de imprensa e outras ações.
A edição 2022 passa a contar com a torcida Spicer. Sim, é a volta do Dana Racing, projeto de relacionamento com clientes focado em competições automobilísticas. Através do Dana Racing clientes e parceiros terão acesso a ingressos e serão recebidos pelo time da Dana nas arquibancadas e paddocks dos autódromos que sediam as provas.
Além de apoiar e patrocinar a categoria de maior expressão em veículos pesados, os componentes Dana estão presentes nas linhas de montagem de todas as marcas participantes e equipam os gigantes que disputam as provas nos autódromos em todo o Brasil.
Modificações nos caminhões
Os caminhões da Copa Truck recebem diversas modificações para correr. Neles, há menor distância entre o solo e o chassi, suspensão adaptada, cabine menor, assim como a distância entre eixos e, é claro, o painel, que recebe aparelhos de maior precisão para facilitar no controle do piloto. A maior transformação acontece no motor do caminhão da Fórmula Truck, adaptado para ganhar potência e força. Enquanto um caminhão de rua tem potência de 420 cv, por exemplo, os F-Truck chegam a 1.100 cv. Outra diferença está no regime de giros do motor, pois um caminhão de rua atinge cerca de 2.100 rpm, enquanto caminhões de pista podem chegar facilmente a 3.700 rpm.
A cabine é mais curta que o de um caminhão de rua e quase tudo é retirado com o objetivo de diminuir o peso de sua estrutura deixando o veículo leve para que ele possa correr mais: uma economia de quase 7 toneladas. Enquanto um F-Truck pesa em média 4.200 kg e um modelo na rua pode ultrapassar a barreira dos 11 mil kg.