Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o MGA 1956.
O MGA foi mais um MG que serviu de base para réplicas no Brasil, infelizmente com menos sucesso que seus “irmãos” fabricados pela Lafer e Avalone. Na verdade, era comercializado na forma de kits para montar e, quando prontos , acabavam não tendo bom padrão de qualidade, com poucas exceções. Os MGA legítimos foram feitos entre 1955 e 1962.
Entretanto, em 1958 saiu o MGA Twin Cam, com duplo comando de válvulas, sendo feito até 1960. Em 1959, foi criado o MGA 1 600 Mk I, que saiu de linha em 1961 para dar lugar ao Mk II que, por sua vez, deixou de ser feito em 1962. Esse foi o fim também dos MGA, que cederam lugar ao MGB, em continuidade à série.
O MGA do Museu da Tecnologia é da primeira série, com motor de 1,5 litro (exatos 1.489 cc), de quatro cilindros em linha, válvulas na cabeça, alimentado por carburador 2SU, com potência de 68 cv. Quer ver fotos e saber mais sobre o modelo? Então, clique aqui.
A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há mais de 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.