Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, a Brasília 1979.
A Brasília chegou em 73, com o mesmo esquema mecânico do Fusca, motor traseiro 1.6 refrigerado a ar com carburador simples (a dupla carburação era opcional). Foi fabricada até 1982 e passou sua vida sem grandes mudanças.
As maiores se deram em 78 (novas lanternas, capô e pára-choques com ponteiras plásticas), 79 (versão quatro portas e surgimento da versão top LS, com vidros verdes, molduras de faro e rodas na cor grafite e bancos com encosto alto) e em 1980 (novo painel de instrumentos).
Quer ver fotos e saber mais sobre a Brasília VW 1979? Então, clique aqui.
A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.