• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Notícias

Home / Notícias / MENÇÃO HONROSA: Projeto sobre sistema anti-rolagem semi-ativo inova no Congresso SAE
  • Notícias
  • Comunicados de imprensa
  • Canal Dana
  • Assine o Canal Dana
  • Dana Informa

MENÇÃO HONROSA: Projeto sobre sistema anti-rolagem semi-ativo inova no Congresso SAE

20 março, 2006

O paper de Cláudio Crivellaro, gerente de projetos da Dana, foi um dos 30 trabalhos técnicos que receberam menção honrosa no Congresso SAE BRASIL 2005. O trabalho mostrou o projeto e a simulação em computador de um sistema anti-rolagem semi-ativo, mais econômico e tão eficiente quanto os atuais sistemas ativos.

Atualmente o componente principal de um sistema anti-rolagem de veículos é a barra estabilizadora. Esta barra, por funcionar como uma mola gerando esforços proporcionais aos deslocamentos relativos das rodas direita e esquerda, acaba por interferir no sistema de suspensão. Por causa dessa interferência a rigidez destas barras é limitada e, conseqüentemente, elas apresentam uma ação limitada para evitar o rolamento.

Além disso, também devido ao mesmo comportamento de mola, a barra estabilizadora pode gerar oscilações no movimento de rolagem numa manobra brusca. Isto ocorre porque os amortecedores da suspensão são insuficientes para amortecer o comportamento vibratório deste sistema.

O sistema com tirante da barra estabilizadora semi-ativo visa superar todas estas deficiências, e ainda interferir em menor proporção no sistema de suspensão.

O objetivo do trabalho de Claudio foi projetar um sistema de controle para o tirante semi-ativo buscando dar mais estabilidade ao veículo e ao mesmo tempo interferir menos no sistema de suspensão. Para isso foi utilizado um modelo de 4 graus de liberdade.

Uma vez projetado o controle, este foi aplicado a um modelo com 10 graus de liberdade onde foi verificada a eficácia do novo sistema anti-rolagem em comparação com o sistema convencional, tanto do aspecto de redução do ângulo de rolagem, como também sob o aspecto de interferência no sistema de suspensão. Estes resultados foram obtidos a partir da simulação deste modelo em computador.

Para saber mais sobre esse trabalho entre em contato com Cláudio Crivellaro, pelo e-mail claudio.crivellaro@dana.com.

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.