O paper de Cláudio Crivellaro, gerente de projetos da Dana, foi um dos 30 trabalhos técnicos que receberam menção honrosa no Congresso SAE BRASIL 2005. O trabalho mostrou o projeto e a simulação em computador de um sistema anti-rolagem semi-ativo, mais econômico e tão eficiente quanto os atuais sistemas ativos.
Atualmente o componente principal de um sistema anti-rolagem de veículos é a barra estabilizadora. Esta barra, por funcionar como uma mola gerando esforços proporcionais aos deslocamentos relativos das rodas direita e esquerda, acaba por interferir no sistema de suspensão. Por causa dessa interferência a rigidez destas barras é limitada e, conseqüentemente, elas apresentam uma ação limitada para evitar o rolamento.
Além disso, também devido ao mesmo comportamento de mola, a barra estabilizadora pode gerar oscilações no movimento de rolagem numa manobra brusca. Isto ocorre porque os amortecedores da suspensão são insuficientes para amortecer o comportamento vibratório deste sistema.
O sistema com tirante da barra estabilizadora semi-ativo visa superar todas estas deficiências, e ainda interferir em menor proporção no sistema de suspensão.
O objetivo do trabalho de Claudio foi projetar um sistema de controle para o tirante semi-ativo buscando dar mais estabilidade ao veículo e ao mesmo tempo interferir menos no sistema de suspensão. Para isso foi utilizado um modelo de 4 graus de liberdade.
Uma vez projetado o controle, este foi aplicado a um modelo com 10 graus de liberdade onde foi verificada a eficácia do novo sistema anti-rolagem em comparação com o sistema convencional, tanto do aspecto de redução do ângulo de rolagem, como também sob o aspecto de interferência no sistema de suspensão. Estes resultados foram obtidos a partir da simulação deste modelo em computador.
Para saber mais sobre esse trabalho entre em contato com Cláudio Crivellaro, pelo e-mail claudio.crivellaro@dana.com.