Um dos três trabalhos técnicos da Dana que receberam menção honrosa no Congresso SAE BRASIL 2005 foi apresentado por Douglas Cavallari, consultor técnico da Dana, em conjunto com Roberto Stussi e Inês Santos, da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico.
O trabalho abordou como os veículos elétricos alimentados por baterias, contemporâneos dos primeiros automóveis com motores a combustão interna, ainda hoje tentam provar sua viabilidade comercial. Segundo Douglas, essa tecnologia incorporou avanços significativos ao longo desses mais de cem anos de pesquisa (principalmente na década de 80 do Século XX, quando atingiu seu ápice), mas problemas com custos, durabilidade, autonomia, performance e até com o meio ambiente fizeram com que os veículos elétricos por baterias fossem preteridos em favor das novas tecnologias de tração híbrida e fuel cell.
Mas Douglas levanta uma questão: Será que o futuro dessa tecnologia é ficar limitada a algumas aplicações específicas e recreativas, como empilhadeiras e scooters?
Para o projeto europeu “Linha Azul” a resposta para essa questão é negativa. E, para provar sua teoria, o grupo desenvolve atualmente um amplo programa conjunto de testes, envolvendo cerca de 500 ônibus elétricos por baterias em operação nas principais cidades da França, Itália e Portugal.
O trabalho de Douglas, desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico, apresentou em detalhes a implantação desse programa em Portugal e os resultados alcançados nesses primeiros quatro anos de operação.
Também mostrou um breve histórico da tecnologia dos veículos elétricos por baterias e alguns estudos de competitividade entre os resultados alcançados pelos ônibus “Linha Azul” frente às tecnologias de tração híbrida e fuel cell.
Para saber mais sobre esse trabalho entre em contato com Douglas Cavallari, pelo e-mail douglas.cavallari@dana.com.