O paper sobre a influência do design do inserto metálico na durabilidade dos coxins automotivos, do engenheiro Rodrigo Oliveira Provenzi, foi um dos três trabalhos da Dana que receberam menção honrosa no Congresso SAE BRASIL 2005. Rodrigo constatou que a alteração do design do inserto pode levar a um aumento significativo da vida útil desses componentes.
A variação da durabilidade em testes de fadiga dinâmica realizados durante o desenvolvimento de compostos elastoméricos para coxins de motores de veículos leves e comerciais, motivou Rodrigo a fazer a análise da causa da falha destes componentes. A partir dos resultados, foi realizada uma avaliação da influência do design dos insertos metálicos destas peças no modo de falha apresentado após os testes.
Para esta avaliação foram testados coxins frontais para motores de caminhões e coxins de motor para veículo leve. Os coxins de motores sofrem esforços de cisalhamento em função das cargas estáticas e dinâmicas suportadas durante o seu uso. Sua principal função é suportar a carga estática e reduzir as vibrações, ruídos e aspereza provenientes do motor quando em funcionamento.
Os coxins testados no trabalho de Rodrigo são constituídos por componentes metálicos e borrachas sintética e natural vulcanizadas. Tomando como base correlações entre os modos de falhas ocorridos tipicamente em metais com as rupturas apresentadas em compostos elastoméricos submetidas à fadiga dinâmica, foi possível identificar o modo de falha – nucleação de defeito na interface entre borracha e arestas dos insertos metálicos e propagação de trinca por fadiga – que ocorria nos coxins testados. A alteração do design do inserto levou a um aumento significativo na durabilidade em fadiga dos coxins e o modo de falha não foi mais observado.
Para saber mais sobre esse trabalho entre em contato com Rodrigo Provenzi, pelo e-mail rodrigo.provenzi@dana.com.