A Dana Corporation recebeu da Ford Motor Company o Prêmio Mundial de Excelência como um dos melhores fornecedores da montadora nos Estados Unidos em 2002. Este prêmio reconhece anualmente os melhores fornecedores com base no desempenho em qualidade, custo e entrega. Foram 41 fornecedores escolhidos, de 13 diferentes países, que receberam o reconhecimento em diversas categorias. Esta é a segunda vez em três anos que Dana é homenageada pela Ford, desta vez, na categoria Reconhecimento por Realização na área de redução com custos de garantia.
Segundo Tony Brown, vice-presidente mundial de Compras da Ford, a Dana é um dos mais valiosos parceiros da Ford. “Sem as extraordinárias contribuições da Dana, não teríamos atingido muitos de nossos objetivos em 2002”, revela Brown.
A Dana destacou-se por seus esforços em conjunto com a Ford para reduzir os custos relacionados à garantia dos eixos de uma série de picapes e SUVs da Ford. Estas aplicações incluem os eixos dianteiros do Ford Explorer e da picape Ranger; os eixos dianteiros e traseiros das picapes Ford Super Duty F-Series e das as van Econoline 250, 350 e 450; e o eixo traseiro do Escape.
A Dana trabalhou em conjunto com Ford para estabelecer um sistema eficiente de solucionar rapidamente os assuntos relacionados à garantia e compartilhar as melhores práticas com os engenheiros da montadora para ajudar a eliminar futuros custos com a garantia. Este processo utiliza a análise de engenharia do “mundo real”, que compara parâmetros do projeto original com como os consumidores realmente utilizam seus veículos. Este conhecimento é utilizado para melhorar as aplicações já existentes e os futuros componentes.
“O sistema de garantia vai muito além da qualidade inicial. Ele foca aqueles que impulsionam a nossa indústria – os consumidores de veículos”, diz Bob Jones, diretor de Vendas do Grupo de Sistemas Automotivos Dana para os negócios com a Ford. “Os consumidores esperam que seus veículos atendam as crescente exigências da aplicação. Este sistema de garantia é traçado de acordo com as necessidades e expectativas dos consumidores, e apoiado pela engenharia e pelos processos desenvolvidos pela Ford e pela Dana. O resultado final é um veículo mais seguro que mantém consumidores fiéis à montadora”, finaliza Jones.