As equipes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) que fizeram dobradinha no III Desafio Dana Baja Sul, em novembro passado, ficaram entre os 10 primeiros colocados na Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, realizada em Piracicaba (SP), no último final de semana. A equipe Uiraçu chegou em quarto lugar e a Ilhéu, em sexto.
Desde 2004, após a criação do Desafio Dana Baja Sul, as equipes das faculdades do Sul do País passaram a obter melhores resultados na competição nacional, pois começaram a testar antes a performance de seus veículos durante a prova regional promovida pela Dana, em Gravataí (RS). Este ano, além do quarto e sexto lugares obtidos pela UFSC, outras equipes da região também alcançaram posições de destaque no campeonato de Piracicaba, como o 11º (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria), 12º (Universidade de Passo Fundo) e 15º (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul) lugares na classificação geral.
Criado pela Dana em 2003, em parceria com a SAE Brasil – Seção Porto Alegre, o Desafio Dana Baja Sul serviu como estímulo para aumentar a participação das universidades do Sul nesse tipo de competição. Antes, as equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não tinham uma etapa intermediária na qual pudessem testar e aperfeiçoar seus mini bajas e participavam apenas da competição nacional, enquanto os estudantes do Sudeste e Nordeste podiam se preparar melhor nas provas regionais.
Para Rafael Peixoto Ferreira, capitão da equipe Ilhéu (UFSC), a participação na prova regional foi fundamental para uma boa preparação das equipes. “No desafio realizado em Gravataí, pudemos pôr em prática as novas idéias do veículo e testar novos conceitos de suspensão e transmissão”, conta. Segundo o estudante, o Desafio Dana Baja Sul requer toda a dedicação que a competição nacional exige e permite que alguns erros dos carros sejam detectados antes.
Para saber mais sobre as edições anteriores e o próximo Desafio Dana Baja Sul visite: