A Dana é uma das empresas de autopeças que mais investem no desenvolvimento de soluções modulares na indústria automobilística mundial. A tradição da empresa nessa área remonta aos anos 80 quando, após a aquisição da Mack Axles (1985) e da Mack Carrier e Chassis (1986), a Dana passou a produzir módulos com chassi, eixos dianteiro e traseiro e cardans para a Mack, fabricante norte-americano de caminhões. Esta foi a primeira experiência modular da Dana em todo o mundo.
Na América do Sul, a Dana também foi pioneira com a joint venture SM – Sistemas Modulares. Inaugurada em 1996 para atender à Volkswagen, foi a primeira fábrica de sistemas modulares da região. A Dana passou a fornecer os módulos de suspensão dianteira e traseira e quadros auxiliares para a maioria dos modelos produzidos pela Volkswagen do Brasil. A cada dia, 1.500 sistemas de suspensão são montados na SM, utilizando componentes de 80 fornecedores.
Para a fábrica da VW em Taubaté, a Dana entrega os módulos pelo sistema just-in-time seqüenciado – uma complexa operação logística que elimina qualquer estoque intermediário entre a SM e a montadora. A SM recebe os pedidos da Volkswagen via EDI, menos de duas horas antes da montagem do veículo. Em cerca de 114 minutos, os módulos são entregues diretamente na linha de produção do cliente. Para a unidade VW em São Bernardo do Campo o abastecimento é feito pelo método de produção enxuta Kanban.
Outra experiência da Dana em módulos é a ABC Sistemas e Módulos Ltda., uma joint venture entre a entre Dana, TRW e Krupp. Criada em 1998, a divisão fornece os módulos de suspensão dianteira dos modelos Astra e Vectra, produzidos pela GM.
Mais completo sistema modular
Com a instalação da linha de montagem da Chrysler do Brasil, em 1998, a Dana desenvolveu o mais completo sistema modular do mundo, batizado de Rolling Chassis(tm), para aplicação na picape Dodge Dakota. O módulo é composto por mais de 200 componentes de 66 fornecedores, incluindo chassis, eixos dianteiro e traseiro, suspensão, sistema de direção, freios, tanque de combustível, circuitos elétricos, rodas e pneus. Entregue em sistema just-in-time sequenciado para a Chrysler, o Rolling ChassisTM representava aproximadamente 30% do veículo.
Ainda no Brasil, a Dana equipa todos modelos de caminhões e ônibus da Volvo com seus componentes estruturais. Parceira da montadora desde 1997, recentemente a sistemista passou a fornecer os quadros de chassis para os caminhões da nova linha VM de caminhões semipesados.
A Dana também emprega seu conceito de módulos e sistemas na Austrália, por meio das parcerias com as montadoras Holden, subsidiária da General Motors, e Ford. Os módulos “corner” dianteiros do modelo Holden Commodore (importado pelo Brasil com o nome Omega) são produzidos pela Dana e incluem suportes, cubo, conjunto do amortecedor, mola, bandeja de suspensão e os componentes do freio. Para a Ford australiana, a Dana fornece os módulos de suspensão traseira do Falcon.