A nova linha VM de caminhões semipesados da Volvo, o mais recente lançamento da montadora no País, é equipada com sistema completo de chassi fornecido pela Dana. Produzido em duas versões – 17 e 23 toneladas -, o VM é o primeiro caminhão semipesado com a marca Volvo fabricado fora da Europa.
Os quadros do chassi dos novos modelos são fornecidos pela divisão de Soluções Estruturais da Dana. As longarinas são fabricadas na unidade de Osasco (SP) e enviadas para a planta da Dana em Araucária (PR), onde o módulo completo de chassi é montado e segue de forma sequenciada para a montadora, localizada a cerca de 15 km. Além do módulo, a Dana fornece também os eixos cardans e o trambulador de câmbio dos caminhões VM.
A parceria da Dana com a Volvo teve início em 1997, com o fornecimento do quadro de chassi para os caminhões pesados da série NL e para o ônibus modelo B58. Em seguida, a sistemista conquistou o fornecimento dos quadros de chassi para os caminhões das linhas NH, FH e FM. No começo deste ano, a Dana passou a fornecer também módulos de chassi para os ônibus Volvo.
Hoje, a Dana equipa todos modelos de caminhões e ônibus da marca com seus componentes estruturais, inclusive os novos lançamentos. Todos os dias, saem da fábrica da Dana em direção à Volvo quatro carretas com cerca de oito módulos de chassi de caminhão cada, uma a cada três horas. São transportados os quadros de chassi dos modelos FH, FM, NH e VM, que podem ser montados em até 250 diferentes combinações. As carretas da Dana, já com os chassis organizados de forma sequenciada, entram dentro da linha da Volvo durante o processo de produção dos caminhões. Na operação de ônibus, são enviadas duas carretas por dia (início da manhã e início da tarde), com dois módulos de chassi cada, que equipam os modelos B10M, B10R, B12R e B7R.