A SM Sistemas Modulares, joint venture da Dana com a TRW-Varga, superou a marca de nove milhões de módulos produzidos. Os módulos de suspensão dianteira, do quadro do motor e do eixo traseiro equipam a maioria dos modelos da Volkswagen. O número reafirma a posição da Dana como um dos maiores fornecedores de sistemas do Brasil.
Criada no final de 1996 para fornecimento exclusivo para a Volkswagen, a SM foi a primeira operação independente voltada à produção de módulos de suspensão na América do Sul. Na época, em menos de 100 dias a empresa foi registrada, a planta reformada para as operações, funcionários foram contratados e treinados, fornecedores contatados, equipamentos instalados, definidos os processos de manufatura, desenvolvidos os sistemas e montado o processo de logística.
Localizada a dez quilômetros da planta da Volkswagen, em Taubaté (SP), a SM passou a fornecer os módulos de suspensão dianteira e traseira e quadros auxiliares para a maioria dos modelos produzidos pela montadora no Brasil. Hoje, a cada dia, 1.500 sistemas de suspensão são montados na SM, utilizando componentes de 80 fornecedores.
Para a fábrica da VW em Taubaté, a Dana entrega os módulos pelo sistema just-in-time seqüenciado – uma complexa operação logística que elimina qualquer estoque intermediário entre a SM e a montadora. A SM recebe os pedidos da Volkswagen via EDI, menos de duas horas antes da montagem do veículo. Em cerca de 114 minutos, os módulos são entregues diretamente na linha de produção do cliente.
O sucesso da implantação da SM e a qualidade de sua produção abriram novas portas. Dois anos depois da inauguração da unidade em Taubaté, a planta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), também escolheu a empresa para o fornecimento de módulos para sua linha de montagem. Para a unidade VW em São Bernardo do Campo o abastecimento é feito pelo método de produção enxuta Kanban.