A produção cultural da Dana promete fazer barulho dentro da fábrica da DaimlerChrysler na semana que vem. Barulho no melhor dos sentidos. Isso porque a empresa vai promover dentro da planta da montadora, em São Bernardo do Campo, a Semana Dana Cultural, que vai discutir, por meio de palestra e exposição, dois temas que estão muito interligados: a banalização da cultura e a evolução da televisão brasileira.
A Semana Dana Cultural na DaimlerChrysler terá duas atrações: no dia 11, às 17h15, no Auditório do Centro de Treinamento da montadora, haverá a palestra Brasileiros Pocotó, aplicada por Luciano Pires, cartunista, escritor e diretor de Comunicação Corporativa da Dana.
Do dia 10 a ao 17, acontecerá a exposição de fotos e textos Janela Mágica – a evolução da TV no Brasil, que vai ficar exposta em dois locais da DaimlerChrysler: do dia 10 ao dia 12, no Saguão do Centro de Treinamento da DaimlerChrysler; e de 13 a 17, no Saguão do Restaurante.
Brasileiros Pocotó
Com 90 minutos de duração, a palestra Brasileiros Pocotó é uma reflexão bem-humorada sobre a mediocridade que aparece em quase todos os segmentos da sociedade brasileira atual.
A palestra defende o argumento de que o sucesso apenas virá do acompanhamento das inovações tecnológicas e do desenvolvimento de novos conceitos e não somente da repetição dos mesmos passos utilizados há anos. Focada na necessidade de ação por parte de cada cidadão, Brasileiros Pocotó é uma irreverente provocação, com a intenção de despertar nas pessoas a consciência da importância de suas atitudes diante da banalização cultural que assola o Brasil.
TV do mal, TV do bem…
Com dezenas de fotos, além de textos, a exposição Janela Mágica – a evolução da TV no Brasil retrata a história e os momentos marcantes da TV brasileira, por meio de painéis recheados de informação.
As fotos mostram um raio x dessa máquina de fazer sonhos: a inauguração da televisão no Brasil, os primeiros e principais diretores, atores, roteiristas, apresentadores… as novelas brasileiras, a música e a mulher na TV…
A exposição traz também depoimentos, muito pertinentes para os tempos atuais, de 30 personalidades, como Faustão, Hebe Camargo, Irene Ravache, Raul Gil, Milton Neves e Silvio Luís, entre outros, que fazem reflexões sobre a TV e seu papel na formação cultural das pessoas e do país. “A televisão é do mal quando ela deixa de lado as suas obrigações sociais e parte para ganhar a audiência a qualquer custo”, explica o apresentador Fausto Silva, num dos painéis da mostra.
Dana Cultural: acervo de exposições
A exposição Janela Mágica… faz parte do acervo de exposições Dana Cultural. A empresa de autopeças mantém um acervo de exposições temáticas. Cada tema traz dezenas de painéis, com fotos raras, históricas, ilustrações e textos (infográficos), que abordam com profundidade temas interessantes e desconhecidos da cultura brasileira. Atualmente, o projeto Dana Cultural oferece três exposições:
1. Janela Mágica – história e evolução da TV no Brasil;
2. Lampião – uma viagem pelo cangaço;
3. Brasil, Terra à Vista – uma visão do descobrimento do Brasil.
As exposições focam sempre temas genuinamente brasileiros. Os painéis já vêm prontos, em expositores auto-sustentáveis (não precisa pendurar ou apoiar).
Segundo Luciano Dias Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, trata-se de uma estratégia de marketing cultural: o objetivo é estimular a produção de cultura de qualidade no Brasil, proporcionando às pessoas o acesso a este conteúdo, agregando assim valor à marca Dana e também à marca do espaço que se interessar em receber a exposição.
SERVIÇO:
Semana Dana Cultural no Sarau DaimlerChrysler:
Dia 11 de maio, às 17h15: Palestra Brasileiros Pocotó, com Luciano Pires (no Auditório do Centro de Treinamento)
De 10 a 17 de maio: exposição Janela Mágica – a evolução da TV no Brasil (em dois locais: de 10 a 12, no Saguão do Auditório do Centro de Treinamento; e de 13 a 17, no Saguão do Restaurante)
Para mais informações sobre a Dana e seu projeto cultural acesse:
www.dana.com.br e www.dana.com.br/cultural.