Em ação inédita no segmento de autopeças, a Dana fechou parceria com a Mercatus, Escola de Negócios da UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), de São Paulo, para oferecer aulas de gestão a profissionais do setor da reposição automotiva. Com duração de dois meses, os cursos Gestão em Vendas e Gestão de Varejos têm como objetivo proporcionar uma visão globalizada do ambiente empresarial e qualificar profissionais de vendas de vários níveis da cadeia de distribuição de autopeças.
A Dana oferece, desde o início da década de 90, diversos cursos e palestras técnicas para profissionais de oficinas de reparação automotiva. Com a nova iniciativa, passa a beneficiar também quem trabalha nos distribuidores e nas lojas de autopeças. “A Dana é a primeira indústria de autopeças a oferecer esse tipo de treinamento, em parceria com uma universidade conceituada em São Paulo. É importante que, em um mercado cada dia mais competitivo, nossos clientes tenham empresas bem administradas”, diz Antonio Carlos de Paula, gerente nacional de vendas para o mercado da reposição. Segundo o executivo, o conteúdo dos cursos foi desenvolvido exclusivamente para os clientes da Dana no mercado de reposição, focando suas principais necessidades no momento.
O curso Gestão em Vendas visa aprofundar os conhecimentos das equipes de vendas dos distribuidores em gestão empresarial e marketing, para que possam ampliar seus resultados. Os alunos – gerentes comerciais, operadores de telemarketing e representantes comerciais de alguns dos mais importantes distribuidores de autopeças – terão aulas de Gestão de Vendas, Técnicas de Negociação, Promoção e Comunicação e Ambiente de Negócios. O curso será ministrado aos sábados, das 9h às 16h, e tem início no dia 2/10.
Já o curso Gestão de Varejos é destinado a proprietários de lojas de autopeças. O objetivo é capacitar o proprietário ou funcionário da loja em gestão administrativa para que saiba como administrar melhor e aprimore o desenvolvimento de seu negócio. Também receberá noções de processo sucessório, grande dificuldade encontrada pelas pequenas empresas familiares. Com aulas de Gestão Empresarial, Gestão de Suprimentos, Fundamentos de Marketing e Finanças e Legislação Tributária, o curso começa no dia 5/10 e acontece as terças e quintas-feiras, à noite.
As aulas serão ministradas por professores do corpo docente da Mercatus/UNICSUL, nas instalações da universidade, à Rua Galvão Bueno, 868, no bairro da Liberdade. Cada turma terá de 40 a 45 alunos que, ao longo de dois meses, passarão por avaliações, farão trabalhos e, ao final, receberão um certificado. A maior parte dos custos será subsidiada pela Dana. No mercado, esse tipo de treinamento custa cerca de R$ 1.000,00.
Para o professor Alessandro Saade, diretor da Mercatus, o principal objetivo da universidade é a capacitação profissional, fazer com que o aluno tenha o diferencial de aprender sobre a realidade brasileira de mercado, em qualquer segmento de atuação. “Com a Dana esperamos passar aos alunos a dimensão do mercado em que atuam, as formas mais modernas e dinâmicas de administrar um negócio nesse ramo e as mudanças que devem ocorrer para que a empresa não desapareça em alguns anos”, declara o professor.
Os alunos dos cursos promovidos pela Dana vão freqüentar o mesmo ambiente dos estudantes dos cursos regulares, com acesso às informações no site da universidade, às palestras gratuitas e a todas as instalações do campus. As primeiras duas turmas já estão fechadas. Os interessados podem obter informações pela linha direta da Dana (0800118022) ou pelo email alo@dana.com.