No segundo dia do SAE Brasil 2004 – XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade, a Dana promove a “Noite dos Estudantes” com a palestra “Fittipaldi F1, um Sonho Brasileiro Retorna às Pistas”, ministrada por Wilson Fittipaldi Jr., entre 17h e 19h. Wilsinho falará sobre o projeto de restauração do Fittipaldi FD 01, primeiro carro brasileiro de Fórmula 1 que acaba de ser recuperado pela Dana.
Outro destaque será o fórum “Prêmio Nacional da Qualidade – Desafios: Conquistar e Manter”, com a participação do vice-presidente de Operações do Mercosul da Dana, Jader Hilzendeger. Este painel reunirá, entre 17h30 e 19h30, dirigentes de empresas ganhadoras ou finalistas do Prêmio Nacional da Qualidade, que abordarão a preparação para essa conquista, os fatos mais importantes vividos pelas empresas para chegar ao recebimento do prêmio e os esforços necessários para manter os critérios de excelência após a conquista do PNQ.
Para encerrar sua participação no Congresso SAE Brasil 2004, a Dana apresenta amanhã (18/11) dois papers que abordam os seguintes temas:
“Fuel cell na prática: o processo de implantação da tecnologia no sistema de transporte coletivo da cidade do Porto” – Douglas Cavallari (assessor do Departamento de Comunicação da Dana)
Com o paper “Fuel cell na prática: o processo de implantação da tecnologia no sistema de transporte coletivo da cidade do Porto”, o autor traz para a comunidade técnica brasileira a experiência atualmente realizada em Portugal com a operação diária de três ônibus movidos por células a combustível.
Essa experiência portuguesa, integrada nos projetos europeus e australiano CUTE-ECTOS-STEP, faz parte atualmente da mais intensa experiência mundial de operação de veículos fuel cell. Ao todo, são 33 ônibus operando em 11 cidades.
Sendo uma empresa que investe atualmente no desenvolvimento de soluções para as células a combustível, como placas bipolares, bombas elétricas de água, trocadores de calor e filtros, a Dana acompanha esse e outros projetos com especial atenção.
Desta forma, pode estar sempre ciente de quais são as limitações que as células a combustível ainda enfrentam e preparar-se para superá-las o mais rápido possível, colaborando na viabilização da tecnologia e no conseqüente sucesso dos seus clientes.
Douglas Cavallari é assessor do Departamento de Comunicação da Dana. É formado em Jornalismo, pós-Graduado em Mecânica Automobilística, em Administração e Tecnologia Automotiva e mestrando em Gestão da Inovação e do Conhecimento.
(Apresentação dia 18 às 19h no auditório C)
Effects of Multi-Scale Journal Lobing and Journal Drilling Indentations on the Performance of a Big-end Bearing in a Diesel Engine – Ducai Wang, engenheiro sênior.
A common shape defect found with crank-pin journals is lobing. This can be of low order, e.g. when the journal is elliptical, or of high order when there are many lobes, often described as chattering. In some cases both low and high order lobing are present. Such defects are usually caused by tooling vibration or out of balance forces during the manufacturing process. Deviations from the ideal cylindrical shape affect the hydrodynamic action in the bearings and in severe cases will result in very high oil film pressures and very thin films, both of which can reduce the reliability of the bearing system.
An indentation in the region of the crank-pin drilling is another common shape defect. It is known that the drilling position can have a major effect on the big-end bearing performance, especially when the drilling is near the journal crown. With an indentation, this effect may be more marked.
A study has been carried out on the effects of both high order lobing and crank-pin indentation on the performance of a big-end bearing of a 2.0 litre diesel engine, using an elasto-hydrodynamic lubrication model of the bearing system. Results show that journal lobing can be very detrimental to bearing performance. The degree of de-rating depends upon the lobing order and amplitudes. A drilling indentation was shown to increase significantly the de-rating effect of the drilling. It is evident that the cylindrical journal offers the optimum lubrication characteristics.
(Apresentação dia 18 às 19h na sala 3)
Serviço:
Congresso SAE Brasil 2004
Data: 16 a 18 de novembro
Horário: dia 16 das 9h às 20h30; dia 17 das 13h às 20h; e dia 18 das 13h às 22h30
Local: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – SP)
Informações: www.saebrasil.org.br.