Nos Estados Unidos, a Dana será responsável pelo fornecimento de todo o sistema de gerenciamento de fluidos do novo Ford GT, derivado do modelo GT 40, um dos maiores clássicos da história do automóvel. A empresa foi selecionada por sua capacidade em gerenciar todos os seis sistemas de circulação de fluidos do veículo – freio, direção, ar-condicionado, aquecimento, combustível e arrefecimento. A nova versão do Ford GT foi apresentada como “concept car” no Salão de Detroit de 2002 e deve começar a ser produzida no próximo ano.
Tradicionalmente, as montadoras combinam componentes para gerenciamento de fluidos de diversos fornecedores para satisfazer todas as necessidades do veículo. No caso do novo GT, a Dana será a única fonte para todas essas demandas. Com uma só companhia responsável pelo design, protótipo, engenharia de aplicação e validação, o tempo do projeto é reduzido, o que colabora para que os prazos do programa de desenvolvimento do veículo sejam cumpridos.
Com o início da produção do novo Ford GT, a montadora norte-americana busca reviver a saga do modelo tetracampeão das 24 Horas de Le Mans. Criado na década de 60, o veículo foi desenvolvido pela Ford para participar de competições como o Mundial de Marcas, com o objetivo de rejuvenescer a imagem da companhia.
Na nova versão, o esportivo será impulsionado por um motor V8 5.4 supercharger de 500 cv. O Ford GT ainda terá estrutura Space Frame em alumínio e câmbio manual de 6 marchas. Apesar de a produção só começar em 2004, em junho deste ano, três unidades do GT serão feitas na linha de montagem de Wixom, em Michigan (EUA), para participar da comemoração do centenário da Ford.