A Dana, uma das principais empresas do setor automotivo mundial e presente no Brasil há 66 anos (comemorados em julho), foi reconhecida novamente com o Prêmio Exportação 2013, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Autopeças. A empresa se destacou entre as companhias gaúchas e brasileiras no fornecimento dos produtos fabricados no País para o mercado externo com destaque para países da América do Sul, América do Norte e Ásia, entre outros. O prêmio foi entregue ontem, dia 8 de julho, em cerimônia a realizada no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
Para Luis Pedro Ferreira, Diretor de Relações Institucionais para a América do Sul, embora esta seja uma conquista importante, os desafios da exportação são crescentes: “É um grande desafio continuar exportando, embora este seja um momento de orgulho por ser fruto dos contínuos esforços que fazemos para nos mantermos competitivos também internacionalmente, e assim não dependermos somente do mercado interno”, explica o executivo.
Para o Diretor da Dana, o cenário cambial nacional é adverso há vários anos. “E, embora nossos esforços estejam centrados na excelência de manufatura, na otimização dos custos com matéria-prima e na busca por ganhos de escala, não é possível compensar totalmente os impactos, agravados pelos aumentos de custos de mão de obra e da ineficiência logística.
A exportação responde por cerca de 10% das vendas na região, o que poderia ser bem maior.”
“As reduções tributárias e os incentivos são ferramentas importantes, mas não podemos continuar a depender somente delas, nossa competitividade tem que vir de outras fontes também. Apesar de existirem mudanças importantes em curso, que simplificam os processos administrativos, facilitando os trâmites, seguimos atrasados em relação a muitos de nossos vizinhos próximos, que já tem processos mais simples e ágeis e tem aberto outras frentes mais além do Mercosul para ampliar seus negócios”, ressalta Ferreira.
A Dana investe no Brasil e na América do Sul há mais de 66 anos. No Rio Grande do Sul, a empresa está presente desde 1947, na Argentina há 60 anos, na Colômbia e Venezuela há 40 anos. Estas operações fazem parte de um grande grupo mundial com operações em 26 países. Em alguns casos, somos mais globais do que nossos clientes”, enfatiza Luis Pedro Ferreira.
O Prêmio Exportação RS, em sua 41º edição, destaca e reconhece as empresas que tiveram melhor desempenho no mercado internacional, com o objetivo de estimular as estratégias em busca do crescimento econômico nacional. Na categoria Trajetória Exportadora Master foi avaliado o desempenho das maiores empresas exportadoras do Rio Grande do Sul.