A Dana e a National Automotive Center (NAC) assinaram ontem, durante o Congresso Mundial da SAE em Detroit, um acordo de desenvolvimento e pesquisa cooperativa para colaborar no desenvolvimento de novas tecnologias para a Família de Veículos Táticos Médios do Exército Americano (FMTV).
A Dana tem direitos exclusivos, por meio de licença com a Permo-Drive Technologies, para produzir o sistema regenerativo de potência RDS (Regenerative Drive System) para os FMTVs. Pelo acordo com a National Automotive Center, a Dana vai continuar a trabalhar com a Permo-Drive para aprimorar o RDS que será a tecnologia base do sistema de Direção Hidráulica Inteligente da Dana.
O sistema de Direção Hidráulica Inteligente será usado nos futuros FMTVs, fornecidos pelo fabricante de equipamentos especiais Stewart & Stevenson de Sealy (Texas). No entanto, o objetivo final é expandir a aplicação do acordo para desenvolver outras tecnologias emergentes para implementação nos mercados comercial e militar.
“O espírito deste acordo é a inovação por meio da colaboração e trabalho árduo – valores que nós da Dana dividimos com nossos parceiros da NAC e da Permo-Drive,” disse Michael J. Burns, presidente e CEO da Dana. “O acordo permite que a Dana combine seu conhecimento exclusivo com a experiência de parceiros não-tradicionais para gerar novas idéias que permitirão a criação das tecnologias dos veículos de amanhã”.
“A tecnologia da Dana vai adicionar uma nova dimensão às nossas iniciativas de pesquisas em conjunto”, declarou Dennis J. Wend, diretor da NAC. “Trabalhando juntos, nós vemos uma série de soluções inovadoras para futuras aplicações militares”.
O sistema de Direção Hidráulica Inteligente é um sistema de propulsão e freio regenerativo hidráulico, apropriado para a maioria dos veículos médios e pesados. Quando um veículo acelera, uma considerável quantidade de energia é requerida. No sistema convencional, quando o veículo freia para diminuir a velocidade, essa energia é perdida.
Utilizando este sistema, a energia normalmente desperdiçada durante a frenagem é armazenada na forma como um impulso de aceleração para trazer o veículo de volta à velocidade desejada. Os benefícios incluem melhorias significativas em economia de combustível, aumento substancial da vida útil do freio, melhor a aceleração e redução da emissão de poluentes. A tecnologia também tem o potencial de aumentar a capacidade de carga dos FMTVs.
“Este acordo dá à Dana excelentes condições para continuar trabalhando com a NAC e a Permo-Drive para aprimorar a tecnologia de direção hidráulica inteligente e diversas outras inovações”, afirma Mike Laisure, presidente do Grupo de Gerenciamento de Fluidos e Motores da Dana. “O acordo também formará uma equipe com os melhores engenheiros dos setores público e privado. Nós estamos entusiasmados em trabalhar com estes parceiros, para desenvolver a próxima geração de veículos, mais ‘limpos’ e eficientes”, finaliza.
A Permo-Drive Technologies Ltd., com sede em Ballina, na Austrália, possui unidades nos Estados Unidos, em Ann Arbor, Michigan e tem foco no desenvolvimento de sistemas regenerativos da gerenciamento de energia para a indústria automotiva. Mais informações sobre a companhia estão disponíveis no endereço www.permo-drive.com .