Mais de 16 mil crianças de escolas municipais de Bauru, Diadema, Osasco e Sorocaba (SP) assistiram às exibições do filme “EcoQuest – uma jornada ecológica” ao longo de 2004. O vídeo, uma animação em 3D (três dimensões) desenvolvida pela Dana em parceria com a produtora Casa de Vídeo, é a mais nova forma de ensinar noções de ecologia e preservação ambiental às crianças de escolas públicas.
Primeiro projeto em 3D voltado ao meio ambiente totalmente produzido no Brasil, o vídeo EcoQuest conta a história de quatro crianças que vivem no ano de 2114 e tentam descobrir o porquê de o planeta Terra ter se tornado um lugar cinza. Para isso, fazem uma viagem no tempo e voltam para a época atual, encontrando um mundo repleto de belas paisagens, mas com perspectivas não muito animadoras. Elas sabem que ainda há tempo para preservar a natureza, mas é preciso conscientizar a todos desde já.
O que mais chama a atenção das crianças que assistem ao vídeo são os óculos especiais que transformam a projeção em uma experiência diferente, criativa e sensorial. Antes de cada sessão, um professor ou orientador faz uma breve palestra sobre as principais ameaças ecológicas, como o aquecimento global, a poluição dos mares e o desmatamento.
Em busca de parcerias
A Dana está em busca de parceiros – empresas privadas ou públicas, escolas, prefeituras e secretarias de cultura, meio ambiente e educação -, com o objetivo de ampliar o número de exibições e aumentar o número de crianças envolvidas. No estado de São Paulo, a empresa já conta com as parcerias das prefeituras de Bauru, Diadema, Osasco e Sorocaba.
Cada sessão do EcoQuest tem duração de 34 minutos. Para que o vídeo possa ser exibido, a Dana fornece dois projetores, um DVD player, tela especial e os óculos especiais. Os parceiros entram com local adequado, que possa ser escurecido, e com o transporte das crianças. As empresas interessadas pelo tema e que desejarem levar este conteúdo para o seu círculo de atuação podem enviar um e-mail para alo@dana.com.
Dana Cultural
O filme EcoQuest faz parte do projeto Dana Cultural, programa criado em 1994 que divulga a cultura por meio de exposições temáticas itinerantes, peças de teatro e concertos gratuitos, além de livros sobre a história e as belezas do Brasil. O Dana Cultural é um dos principais cases de marketing cultural do País, premiado com o Top de Marketing da ADVB. Segundo Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana, o objetivo é estimular a produção de cultura de qualidade no Brasil e proporcionar às pessoas o acesso a este conteúdo. Saiba mais acessando www.dana.com.br/cultural.