Dana conquista Prêmio Proteção Brasil 2015 com Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência

Empresa também foi escolhida como o melhor case da região Sul do País

 

A Dana conquistou, no início de agosto, a distinção Ouro no Prêmio Proteção Brasil de Saúde e Segurança no Trabalho 2015 na categoria Qualidade de Vida no Trabalho. A empresa foi reconhecida pelo Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência Mental Moderada. O case ainda foi escolhido como o melhor da região Sul do País.

 

O Prêmio Proteção é promovido pela Revista de mesmo nome desde 2005 e contou em sua edição de 2015 com 104 trabalhos inscritos em 12 categorias, apresentado durante a Feira Expo Proteção em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

 

Segundo Luís Pedro Ferreira, responsável por Relações Institucionais da Dana, a conquista destaca a importante ação que a empresa vem realizando para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “É motivo de orgulho podermos, como empresa e grupo de colaboradores, contribuir para a evolução da Sociedade na procura por oferecer iguais condições de desenvolvimento do potencial de cada um, sem preconceitos ou limitações. A cidadania é um direito começa pela conquista da autonomia e auto-confiança para contribuir ativamente na Sociedade, e fazer a diferença. Vemos isto se manifestar através de cada um dos mais de 40 indivíduos que participam do programa. É muito inspirador”, explica o executivo.

 

O projeto de inclusão social Dana também se diferencia pela abordagem holística do processo ao reconhecer o papel da família neste grupo de indivíduos e por contar com a parceria do SENAI e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gravataí. Tem como objetivo capacitar os alunos de 18 a 45 anos no curso de aprendiz direcionado à indústria. Com 800 horas de duração, os jovens recebem aulas teóricas sobre etiqueta, expedição, qualidade, segurança, entre outros conteúdos, finalizando com estágio prático de 440 horas de duração na empresa, com possibilidade de efetivação ao final do processo.

 

“Um dos fatores de maior destaque quando iniciamos o programa foi que 1/3 do total do quadro de colaboradores da Dana Gravataí se apresentou como voluntários para o acompanhamento dos aprendizes na fase prática. Cerca de 500 profissionais se dispuseram a abraçar a causa e ajudar na formação do grupo. Acreditamos que a pessoa – com deficiência ou sem –  bem preparada e com treinamento eficaz, ganha em produtividade, independentemente de suas limitações de qualquer natureza. Eles se deram conta que podem também contribuir para a melhoria do processo e do próprio ambiente e serem protagonistas em suas vidas. Sem falar que em algumas linhas tivemos ganhos de produtividade da ordem de 25%, uma prova de que embora existam deficiências, trazem talentos para o grupo,” afirma Ferreira.

 

Para conhecer mais sobre este programa assista ao link no canal do YouTube mantido pela empresa ou entre em contato através de canal@dana.com.br .

 

A Dana é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão, vedação e gerenciamento térmico com alta tecnologia que melhoram a eficiência e o desempenho de automóveis, veículos comerciais e fora-de-estrada, com motorizações convencionais e de energia alternativa. Atendendo a três mercados principais – veículos de passageiros, caminhões e equipamentos fora-de-estrada – a Dana oferece produtos locais, serviços e suporte aos clientes de equipamentos originais e do mercado de reposição.

 

Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 23.000 pessoas em 26 países e seis continentes. Na América do Sul, tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia e Equador, que empregam cerca de 3.650 pessoas. Presente há 68 anos no Brasil, tem operações em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), e conta com aproximadamente 2.150 colaboradores.

[geot country="BR"] [/geot] [geot country="AR"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.ar. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="CO"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.dana.com.co. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot] [geot country="EC"]

De acuerdo con su ubicación quizás le interese visitar www.danaecuador.com.ec. Si desea cambiar de país por favor haga click aquí.

[/geot]