Fundada em 1904 e presente no Brasil há quase 50 anos, a empresa já patenteou cerca de 10 mil componentes em todo o mundo
As atividades para comemoração de seu centenário, em 2004, são um dos temas principais da Dana na Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. A empresa participa do evento, entre os dias 25 e 29 de maio, no Anhembi, em São Paulo (SP) e apresenta alguns dos principais momentos de sua trajetória, no Brasil e no mundo, com a exposição de carros históricos e produtos de suas linhas de motor, suspensão, transmissão e freios.
A história da Dana caminha junto com a da indústria automobilística. Em 1903, mesmo ano em que Henry Ford fundou a Ford Motor Company, Clarence Spicer obteve a patente das revolucionárias juntas universais. No ano seguinte, o início de produção desses componentes em Plainfield, New Jersey, marcava a inauguração da empresa.
A junta universal foi o primeiro dos mais de dez mil componentes patenteados pela Dana. Entre os produtos que marcaram a indústria automobilística estão a junta de cabeçote Reinz Special, utilizada nos anos 30 em competições automobilísticas e quase todas as montadoras européias, e a primeira junta homocinética para veículos pequenos, criada em 1959, nos Estados Unidos.
Liderança mundial
A Dana iniciou sua participação no setor automotivo brasileiro em 1955, por meio do contrato de assistência técnica entre a fabricante gaúcha de cruzetas Albarus e a Spicer Manufacturing, divisão da Dana Corporation, que produzia os renomados componentes Spicer. O capital estrangeiro da Dana possibilitou à Albarus sua expansão pelo Brasil.
Nos anos 60, com as aquisições mundiais da Perfect Circle e da Victor Gaskets, em 1963 e 1966, respectivamente, a Dana tornou-se líder no mercado de reposição de autopeças em todo o mundo e diversificou sua linha de produtos. No Brasil, foram diversos avanços, como a introdução do eixo cardan no mercado, a fabricação de peças de suspensão inéditas (ball-joints e braços de direção), investimentos em infra-estrutura e a criação do Departamento de Engenharia.
Na década de 70, a empresa ampliou suas atividades, adquiriu novas fábricas e firmou uma joint venture com a Korea Spicer, primeira operação do grupo na Ásia, para a fabricação de eixos e cardans. Também começaram a ser fabricados os primeiros eixos diferenciais pela Dana, no Brasil, e foi criada a Divisão de Juntas Homocinéticas, com o ingresso da companhia em mais um segmento inédito no País.
Entre os anos 80 e 90, a Dana continuou sua expansão pelo mundo, com ênfase na excelência de produção e qualidade total. No Brasil, a empresa firmou-se como uma das companhias mais avançadas no desenvolvimento e fornecimento de sistemas e módulos, como a SM Sistemas Modulares, em Taubaté, e o Rolling Chassis, produzido em Campo Largo para a pick-up Dodge Dakota.
Hoje, a Dana Corporation é líder mundial em design, engenharia e manufatura de produtos e sistemas para fabricantes de veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada e seus respectivos mercados de reposição. A companhia conta com mais de 60.000 colaboradores em todo o mundo. Localizada em Toledo, Ohio (EUA), a Dana opera centenas de unidades de tecnologia, manufatura e atendimento ao cliente em 30 países. A empresa obteve vendas de US$ 9,5 bilhões em 2002.
Evento: Automec, Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo
Data: de 25 a 29 de maio