• A Empresa
    • Visão geral
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Visão geral
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Notícias
  • Investidores
  • Fornecedores
  • A Empresa
    • Visão geral
    • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
    • História
    • Missão, Visão e Valores
    • Tecnologia e Inovação
    • Liderança
    • Marcas
  • Produtos
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
  • Mercados
    • Visão geral
    • Veículos Leves
    • Veículos Comerciais
    • Fora-de-Estrada
    • Aftermarket
  • e-Mobilidade
  • Contato
    • Visão geral
    • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
 Busca

Notícias

Home / Notícias / DANA adverte sobre os riscos da SUSPENSÃO REBAIXADA
  • Notícias
  • Comunicados de imprensa
  • Canal Dana
  • Assine o Canal Dana
  • Dana Informa

DANA adverte sobre os riscos da SUSPENSÃO REBAIXADA

20 março, 2006

A Dana, uma das maiores empresas mundiais no desenvolvimento e produção de sistemas automotivos, entre os quais conjuntos de suspensão Nakata, desaconselha o rebaixamento da suspensão, recurso ao qual muitos proprietários recorrem para dar ao veículo uma aparência mais esportiva.

A Engenharia da empresa adverte que o rebaixamento da suspensão constitui-se em ação ilegal, por ser considerada alteração das características originais do veículo. Na hipótese de o serviço ser realizado em um automóvel novo, fatalmente perderá a garantia de fábrica, mesmo se ocorrer um defeito de fabricação durante o período de garantia.

Outro inconveniente provocado pelo rebaixamento da suspensão é a redução da flexibilidade das molas (helicoidais ou semi-elípticas), o que compromete o nível de conforto, já que os efeitos provocados pelas irregularidades do piso são transmitidos para o interior do veículo. O curso (ação) de trabalho dos amortecedores também diminui, comprometendo a vida útil desse importante componente, criado para proporcionar conforto e segurança ao usuários.

Sobrecarga na suspensão e transmissão

A redução da altura de molas e amortecedores faz com que a suspensão e a transmissão passem a trabalhar com sobrecarga, o que compromete a sua vida útil, em consequência da mudança de cambagem não prevista no projeto do veículo. Também é comum a quebra de juntas homocinéticas, tanto as fixas quanto as deslizantes.

Com as condições adversas das ruas e estradas brasileiras, com buracos, lombadas e valetas, o risco mais sério é a possibilidade de trincas e rachaduras no monobloco, principalmente nas áreas próximas às torres dos amortecedores.

  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
Relatório Anual 2023 Relatório Anual 2023
Veja mais
A Empresa
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Tecnologia e Inovação
  • Liderança
  • Marcas
Produtos
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
Mercados
  • Veículos Leves
  • Veículos Comerciais
  • Fora-de-Estrada
  • Aftermarket
  • e-Mobilidade
Dana
  • Certificações
  • Política Ambiental
  • Política Anticorrupção
  • Política de Saúde & Segurança do Trabalho
  • Política da Qualidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens
Contato
  • Nossas operações
  • Carreiras
  • Investidores
  • Notícias
  • Fornecedores
  • Termos de uso
  • Política de privacidade
  • Mapa do site
  • LinkedIn
© 2025 Dana Limited. Todos os direitos reservados.