Na edição de hoje, o Canal Dana revela a história do Esplanada, um dos modelos expostos no Museu da Tecnologia da Ulbra. Como parte de seus programas culturais, a Dana firmou uma parceria e apóia o museu, que possui um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo, localizado na cidade de Canoas (RS).
Lançado em 1967, o Esplanada foi oferecido durante algum tempo junto com o Chambord e a Jangada. O modelo era basicamente um Simca Chambord com frente e traseira modificadas. O Regente, que apareceu logo depois, era a versão básica do mesmo carro, com acabamento mais simples. Em 1967 a Simca passa ao controle da Chrysler e aconteceu um fato curioso: no mercado de usados, os carros produzidos pela empresa americana valia até 10% a mais que os feitos pela Simca.
Em 1968 foi lançado o GTX, uma versão do Esplanada com acabamento esportivo. No fim deste mesmo ano, são lançados (como modelo 69) o Esplanada, Regente e GTX com dois faróis. Em 1970, os veículos deixam de ser produzidos, pois o Dodge Dart já estava no mercado desde 1969 e os novos diretores da Chrysler no Brasil não gostavam dos modelos derivados da Simca. Uma curiosidade é que a Chrysler recomendava que as revisões preventivas fossem feitas a cada 3.000 km, sendo que a primeira era já aos 1.500 km, a segunda aos 4.500 km, e assim sucessivamente.
Clique aqui para conhecer o Esplanada.
A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.