Na edição de hoje, o Canal Dana revela a história do Chrysler Saratoga 1957, um dos modelos expostos no Museu da Tecnologia da Ulbra. Como parte de seus programas culturais, a Dana firmou uma parceria e apóia o museu, que possui um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo, localizado na cidade de Canoas (RS).
O ano de 57, para a indústria automotiva americana, foi um dos mais felizes de sua história. Além dos Ford e Chevrolet, a Chrysler oferecia nesse ano uma linha com quatro ramificações básicas: o Windsor, Saratoga, New Yorker e o 300 C. A nomenclatura Saratoga ficou cinco anos sem ser utilizada pela empresa americana e justamente no ano de 1957 resolveu “ressuscitá-la”, sendo que o modelo era identificado pela sigla C-75-2.
Esse chassi, que era empregado nos demais modelos daquele ano, apresentava três opções de carroceria: sedan de quatro portas, Hardtop Sedan e Hardtop Coupe. O Saratoga era oferecido com apenas uma versão de motorização, um V8 de 354 polegadas cúbicas (5,8 litros de cilindrada), com potência de 295 hp. A extraordinária transmissão TorqueFlite foi uma das novidades da linha Chrysler para 1957, sendo item de série não somente para o Saratoga, mas também para as demais versões, sendo acionada por botões do lado esquerdo do painel de instrumentos.
Clique aqui para conhecer o Chrysler Saratoga 1957.
A história da Dana se funde com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação segue norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.