Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. Hoje, o Canal Dana conta detalhes de um dos modelos expostos no museu, o Austin Seven 1929.
O Austin é um dos clássicos ingleses mais conhecidos e foi fabricado até 1911. Em 1922, a marca voltou ao mercado com o modelo Seven, equipado com motor de quatro cilindros em linha, com 747,7 cm³ de cilindrada e potência de 10,5 hp. A tração era traseira, como em todos os carros da época.
Além do tamanho pequeno e da facilidade para dirigir, uma das principais características do Seven estava na relação custo-benefício que oferecia, pois era mais barato, mais potente, possuía freios nas quatro rodas, acomodação adequada para os dois passageiros e maior espaço para bagagens. O Austin Seven foi muito popular e parou de ser produzido definitivamente em 1932.
O modelo exposto no Museu da Tecnologia da Ulbra é um Austin Seven 1929. Veja fotos do veículo clicando aqui.
A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.