Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o Chevrolet Corvair Monza 1969.
Poucos carros foram tão controvertidos na história como o Corvair. Em primeiro lugar, ele apresentava uma configuração incomum para um carro familiar tradicional, com motor de cilindros contrapostos e localizado na traseira. Mas justamente por causa dessa característica, nos primeiros anos de produção apresentava a tendência forte de perder a estabilidade direcional em manobras bruscas; a suspensão traseira adotava uma geometria excessivamente positiva, contribuindo para que o carro chegasse até mesmo a capotar em determinadas situações. Este comportamento instável aumentava muito principalmente por causa da desatenção dos proprietários, que não obedeciam às pressões de pneus recomendadas pelo fabricante, 15 psi na frente e 26 psi atrás, onde se encontrava o maior peso.
Quer ver fotos e saber mais sobre o Chevrolet Corvair Monza 1969? Então, clique aqui.
A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.