A SPTrans, órgão gestor das empresas de ônibus da cidade de São Paulo, mostrará no Congresso SAE Brasil 2003 como a parceria com a Dana foi essencial para a solução de um problema que gerava diversas reclamações dos frotistas de ônibus. Há algum tempo, existia uma dúvida quanto ao momento correto para troca das barras de direção desses veículos. Como a verificação das folgas, que alteram o comportamento do sistema de direção, era realizada de maneira muito subjetiva (visualmente), muitos desses componentes eram substituídos antes do tempo certo, por problemas na checagem manual e desgaste da peça.
Para que a medição fosse feita com a precisão devida, uma equipe de engenheiros da Dana, em parceria com a SPTrans, desenvolveu uma ferramenta inédita no Brasil que afere o real estado do barramento de direção. Antes, sem o aferidor, era quase impossível determinar se havia ou não problema na peça. Na dúvida, a substituição era feita com freqüência.
A determinação de um critério técnico para a substituição das barras de direção em ônibus urbanos, além de reduzir os custos de manutenção do sistema de direção em pelo menos 10%, proporciona mais conforto e segurança aos clientes e operadores. Para Hélio Cardoso, engenheiro da SPTrans e um dos autores do trabalho, a apresentação desse case no Congresso SAE é uma oportunidade de divulgar essa nova tecnologia de medição e mostrar como a parceria com empresas sérias pode trazer ótimos resultados.
A apresentação do paper “Identificação de folgas em sistemas de direção utilizando dispositivo específico” acontecerá dia 19 de novembro, às 18h30, na sala 34, e está dentro do tema “Segurança e ergonomia veículos de comerciais”.