As engenharias estão envolvidas com produtos e processos produtivos, com atributos técnicos e funcionais, com a rapidez com que as inovações são copiadas ou superadas pelas engenharias dos concorrentes, com a obsolescência dos produtos, com as questões tangíveis dos negócios. Mas hoje em dia, isso não basta.
No mercado atual, questões como marcas, valores, o emocional, o relacionamento, passam a ter papel fundamental na diferenciação das empresas e na agregação de valor aos produtos. No entanto, a intangibilidade dos processos ligados à marca, torna esse tema secundário, menosprezado e até mesmo ignorado pelos tomadores de decisão das empresas.
Para tratar desse tema, acontecerá no dia 18 de novembro, às 13:30 horas, como parte da programação do Congresso SAE Brasil o workshop Administração Profissional da Marca que Representa seu Negócio. Este workshop vai discutir essas questões, trazendo para a cadeia automotiva exemplos de empresas e mercados semelhantes, voltados o B2B ou a produtos técnicos ( não de consumo), que estão trabalhando as marcas como diferenciais competitivos.
PROGRAMA:
– MEU NOME É COMÓDITI – Luciano Pires – 20´
– CONCEITOS E CASES DA GESTÃO DA MARCA DENTRO DAS CADEIAS PRODUTIVAS – 45´- Jaime Troiano
– SEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS – 25´
Luciano Pires é diretor de Comunicação Corporativa da Dana, atuando no mercado automotivo desde 1982, tendo coordenado dezenas de ações voltadas ao gerenciamento de marcas na cadeia automotiva.
Jaime Troiano é sociólogo e engenheiro químico, tendo se dedicado à área de marketing e comportamento de consumidor durante os últimos 18 anos em agências como a Young & Rubicam. Em 1993, ele deixou o cargo de Diretor Estratégico de Planejamento para o Brasil e América Latina na Lintas para criar a Troiano Consultoria de Marca. Atuando com diferentes clientes, a Troiano destaca-se como a mais atuante empresa dedicada ao estudo e gerenciamento de marcas do Brasil.
Os interessados devem obter no site da SAE (www.saebrasil.org.br) as informações sobre como inscrever-se no seminário.