Um dos lançamentos da Dana no Congresso Mundial da SAE, realizado em Detroit (EUA) na semana passada, foi o módulo de suspensão traseira independente para veículos utilitários e picapes, desenvolvido em menos de 12 meses.
Utilizando os recursos de engenharia e desenvolvimento da Dana, o módulo foi construído com base no sucesso global da companhia em design, desenvolvimento, montagem e gerenciamento dos sistemas de suspensão traseira independente.
As características principais do novo módulo de suspensão traseira independente são excelente dirigibilidade, componentes mais leves e grande redução no tempo de montagem do veículo quando comparado com as suspensões independentes montadas de forma convencional.
“A Dana tem tradição oferecer a tecnologia líder em driveline, suspensão e estrutura do veículo. Tamanha experiência nos capacita a produzir componentes avançados e mais eficientes em sistemas completos”, disse Michael J. Burns, CEO e presidente da Dana.
Além de redesenhar toda a estrutura da parte traseira para acomodar o módulo, a experiência da Dana em materiais alternativos e o conhecimento em design criou um eixo reprojetado, assim como braços superiores e inferiores e articulações – todos produzidos em alumínio. O uso desse material contribui para a redução de peso do módulo.
A parte estrutural do módulo também incorpora travessas de alumínio, que são soldadas nas longarinas de aço por um processo de solda por pulso magnético, patenteado pela Dana. Esta tecnologia, que não agride o meio ambiente, utiliza partículas eletromagnéticas para fundir os componentes feitos de metais diferentes e criar uma solda extremamente robusta para uma estrutura de força rigidez excepcionais.
“Embora o novo módulo de suspensão traseira independente tenha sido desenvolvido na América do Norte, o potencial para crescimento mundial é enorme pelo número crescente da demanda de consumidores que dirigem picapes e outros veículos utilitários”, afirmou Chuck Heine, presidente de Desenvolvimento de Tecnologias da Dana. “Nós conhecemos as áreas essenciais da experiência técnica, do conhecimento de produtos e processos de fabricação. Com essa combinação poderosa, continuaremos a avançar na ciência da mobilidade para a indústria automotiva”.
Além de proporcionar dirigibilidade mais estável para picapes e veículos utilitários, o módulo pode ser reconfigurado para veículos de passageiros e crossovers. Este módulo altamente adaptável pode ser utilizado por diversos veículos 4×4, all-wheel-drive e com tração traseira. O tempo de montagem reduzido é outra vantagem importante do módulo, que só requer quatro parafusos para a instalação completa.