Os novos modelos 2006 diesel da Chevrolet Blazer e Chevrolet S10 passaram a ser equipados com o sistema Trac-Lok™ de controle antideslizante das rodas traseiras, produzido pela Dana. O Trac-Lok proporciona maior estabilidade aos veículos e maior segurança aos usuários, pois impede que as rodas traseiras patinem e percam tração em situações extremas, como em pisos escorregadios ou irregulares.
Mesmo que uma roda esteja sobre um piso sem atrito suficiente para tracionar e movimentar o veículo, o Trac-Lok da Dana detecta que uma das rodas está na iminência de patinar e o seu sistema de discos transfere o torque para a outra roda que está em condição de tração, impedindo a patinação. Com isso, o veículo pode vencer situações e obstáculos intransponíveis para automóveis ou picapes com sistemas de tração convencionais. Nos sistemas convencionais, o torque é distribuído igualmente entre as duas rodas. Por isso, quando uma roda patina, a outra, mesmo que esteja em piso com atrito e aderência suficientes, não recebe o torque necessário para mover o veículo.
Desenvolvido há alguns anos pela Dana, nos Estados Unidos, o Trac-Lok é produzido na unidade da empresa em Sorocaba (SP) e já equipa outros veículos como as picapes Ford Ranger e Nissan Frontier, os jipes Troller e o utilitário-esportivo Nissan Xterra.
“Com o Trac-Lok, os usuários das novas GM Blazer e S10 diesel terão muito mais segurança e conforto na condução de seus veículos. A transmissão de torque e a maior aderência garantem melhora na dirigibilidade e permitem vencer com mais facilidade trechos de estradas e locais com lama e areia, entre outros”, diz Paulo Nunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a Dana América do Sul.