O trabalho técnico do engenheiro Dimitrius Caloghero Pereira, coordenador de projetos da Divisão de Vedação da Dana, foi escolhido entre os melhores “papers” apresentados no XIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade – Congresso SAE BRASIL 2004. Com o tema “Desenvolvimento do sistema de tampa de válvulas termoplástica utilizando a análise de elementos finitos”, o “paper”, que aborda a metodologia numérica aplicada ao desenvolvimento de tampa de válvulas termoplásticas, foi reconhecido com Menção Honrosa. Ao todo, foram 260 trabalhos mostrados no congresso, sendo que dois – um nacional na área de motores e outro internacional sobre vibração e acústica – foram considerados os melhores e 32 receberam Menção Honrosa.
Ronaldo Salvagni, diretor do Comitê Técnico, responsável pela escolha dos trabalhos apresentados no Congresso SAE BRASIL 2004, afirma que os “papers” muitas vezes são o primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova tecnologia, pois mostram as dificuldades e suas soluções. No caso do “paper” de Dimitrius, conta mais detalhes do sistema desenvolvido pela divisão em Gravataí, que está em prática nas soluções entregues para nossos clientes e também definiu novos padrões para este tipo de desenvolvimento nas operações mundiais da Dana, visto que a operação brasileira é um dos Centros de Desenvolvimento em Vedação.
As inscrições para os trabalhos que serão apresentados no Congresso SAE Brasil 2005 já estão abertas e terminam no dia 15 de março do próximo ano.
Resumo do projeto premiado pela SAE Brasil:
Desenvolvimento do sistema de tampa de válvulas termoplástica utilizando a análise de elementos finitos – por Dimitrius Caloghero Pereira (coordenador de projetos da Divisão de Vedação)
Com o paper “Desenvolvimento do sistema de tampa de válvulas termoplástica utilizando a análise de elementos finitos”, o autor apresentou a metodologia numérica aplicada ao desenvolvimento de tampa de válvulas termoplásticas.
No início dos anos 80, surgiram os primeiros motores com tampa de válvulas em termoplástico. Recentemente, o aumento do uso do plástico na indústria automotiva atende os desejos de redução de peso, reciclabilidade do material, aumento da performance em NVH e redução dos custos.
A metodologia numérica é dividida em duas etapas. Primeiro, uma análise bidimensional dos componentes de borracha (junta, grommet) determina a curva de equilíbrio (carregamento-deflexão) do sistema para toda a variação dimensional limitada pelas tolerâncias dos componentes.
Essa curva é utilizada na segunda etapa, onde é aplicada no modelo tridimensional da tampa de válvulas. Esta etapa determina o “design” otimizado. O trabalho apresenta outros importantes assuntos relacionados com o sistema de tampa de válvulas, tais como: a) resposta do elastômero em função dos danos causados pela deformação; b) seleção do tipo, tamanho e ordem do elemento finito para um modelo otimizado.