A Dana irá fornecer o “Spaceframe”, todo em alumínio e extremamente leve, para o Corvette Z06 2006. O carro é um dos modelos da General Motors expostos no Salão Internacional do Automóvel em Detroit.
O “Spaceframe” desenvolvido pela Dana corresponde à estrutura completa do veículo (uma espécie de “gaiola estrutural”, onde são fixados todos os componentes mecânicos e partes da carroceria). Como é um elemento decisivo ao comportamento dinâmico e segurança do veículo, foi projetado e desenvolvido em total integração com o cliente e com a utilização das tecnologias mais avançadas de projeto e manufatura. Entre os principais benefícios, os engenheiros da Dana conseguiram reduzir a massa da estrutura em mais de 30% em comparação à geração anterior, que usava uma estrutura em aço.
“Há muito tempo a Dana executa um trabalho importante no fornecimento de componentes para o Corvette”, disse o presidente e CEO da Dana, Michael J. Burns. “Estamos satisfeitos com o desenvolvimento do “Spaceframe” de alumínio para esse clássico americano”, completou o executivo.
A solução desenvolvida para o Corvette é formada por aproximadamente 90 componentes de alumínio – menos que o necessário à estrutura de aço original. A Dana combinou várias tecnologias de alumínio para atender a todos os padrões governamentais de segurança.
“O “Spaceframe” de alumínio representa um avanço significativo nas tecnologias usadas pela Dana”, acrescentou o Burns. “A Dana possui mais de um século de experiência no processamento de chassis e de metais. Na fusão com outras tecnologias da empresa, tais como a hidroformagem e a solda por pulso magnético, esta estrutura demonstra nosso compromisso em superar os limites da moldagem de metais e em atender às necessidades estruturais específicas de cada cliente”, conclui Burns.
Para produzir estrutura, a Dana utilizou tecnologias de moldagem do alumínio como hidroformagem, extrusão, fundição e estampagem. Entre os métodos, aplicou usinagem flexível e solda a laser. Processos computadorizados e robotizados permitiram à Dana cumprir as exigências requeridas pela GM.
As longarinas de alumínio, que compõem a maior parte da estrutura foram hidroformadas pela General Motors no MetalCenter, em Michigan (EUA).
Além do “Spaceframe”, a Dana fornece sistemas de vedação e anéis de pistão para o projeto. Duas “joint ventures” da Dana produzem conteúdos importantes para o veículo. A Tremec, subsidiária no México, fabrica a transmissão e a Getrag, com sede na Alemanha, o diferencial traseiro.