A restauração do Fittipaldi FD 01, primeiro carro de Fórmula 1 construído pela equipe Fittipaldi, já está em sua fase final. Promovida pela Dana, a recuperação trará de volta um dos grandes ícones do automobilismo nacional. O carro tem apresentação prevista para o final de junho e, em seguida, poderá ser visto em exposições itinerantes realizadas pela Dana, como parte das celebrações dos 100 anos da empresa.
A apresentação do carro, anteriormente anunciada para a segunda quinzena de maio, teve que ser adiada, pois algumas peças do motor importadas da Cosworth, na Inglaterra, ainda não chegaram ao Brasil. Segundo Darci Medeiros, ex-integrante da equipe Fittipaldi e mecânico responsável pela restauração, faltam a caixa elétrica, o reparo da bomba d’água e o jogo de anéis de pistão, que serão montados no motor original do FD 01, um Cosworth DFV de 8 cilindros em V. O motor também conta com bronzinas produzidas pela divisão Glacier Vandervell, da Dana, que equipam os motores da marca desde os primeiros modelos.
Os semi-eixos do Fittipaldi FD 01, Albarus Spicer, foram restaurados nas instalações da Dana, em Gravataí (RS), pelos mesmos responsáveis pelo seu projeto, trinta anos atrás. Já a pintura do carro deve ser finalizada, ainda esta semana, no estúdio do renomado artista Sid Mosca, autor do trabalho original, em 1974.
A restauração do FD 01 faz parte do programa da Dana de recuperação de ícones nacionais da mobilidade e teve início há mais de sete meses. O carro foi completamente desmontado e todos os seus sistemas e instrumentos foram revisados, bem como o cockpit de alumínio restaurado. O processo envolveu a reconstrução da suspensão traseira e revisão da dianteira, produção de radiadores novos e troca de todos os componentes de desgaste do câmbio.