A Dana é bastante conhecida por seus eixos e soluções estruturais, mas um componente menor e menos comentado tem gerado resultados surpreendentes. Esse sucesso está sendo obtido com os defletores de calor, que evoluíram e hoje são chamados pela Dana de TAPS, sigla em inglês para escudo protetor termoacústico.
Os defletores de calor são utilizados para proteger componentes posicionados próximos àqueles que operam em temperaturas altíssimas sob o capô, como o coletor de escape. Os catalisadores nos sistemas de exaustão também são cobertos por defletores de calor, para evitar que sejam atingidos por cascalho e lama sob o veículo.
Uma das aplicações mais recentes dos TAPS produzidos pela Dana pode ser encontrada na versão 2006 do Hummer H3. Para o novo veículo, a Dana desenvolveu um protetor termoacústico exclusivo, composto por uma camada exterior de aço estampado e camadas interiores de Mylar (uma película de poliéster extremamente resistente) e material de amortecimento.
Segundo Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana, em cinco anos as vendas de defletores de calor subiram de zero para US$ 100 milhões/ano. Os componentes são produzidos pelas unidades da Dana na Europa, América do Norte, Japão e Brasil (Gravataí/RS). No mercado brasileiro, a empresa tornou-se líder no segmento de defletores aplicados no motor, com fornecimento para montadoras como a Ford, Fiat e Renault.
Nos veículos mais modernos, para otimizar o aproveitamento de espaço para os passageiros e bagagem, o compartimento para o motor está cada vez mais restrito. A proliferação da eletrônica sob o capô também requer maior proteção contra o calor do motor do que era necessário há poucos anos. “Esta tendência está diretamente relacionada a um mercado promissor para defletores de calor”, diz Laisure.
Os defletores de calor também estão cada vez mais sofisticados. Um dos novos conceitos estudados pela Dana permite que o fluido de arrefecimento seja distribuído através do produto para maior proteção contra o calor.
“No futuro, a Dana planeja produzir um defletor de calor de cinco camadas para contribuir para a redução dos níveis de ruído, vibração e desconforto”, diz Chuck Heine, presidente de Desenvolvimento de Tecnologia. Para a aplicação no Hummer, os TAPS foram projetados para transferir o calor do coletor de escape para o catalisador com sistema close-coupled (catalisador mais perto do motor), acelerando o tempo de aquecimento e reduzindo a emissão de poluentes.
Outro benefício desta nova geração de defletores de calor é uma visível redução dos custos com garantia. “Nossos clientes estão dizendo que os TAPS ajudam a tornar seus motores mais silenciosos, de forma que os ruídos não sejam ouvidos por quem está dentro do carro”, diz Heine. “Os pedidos de garantia do motor estão diminuindo e as montadoras atribuem isto ao fato de o ruído ficar restrito ao compartimento do motor. Nunca pensaríamos nisso como um benefício anos atrás”, afirma o executivo.
Se você quer saber mais sobre TAPS e como esta tenologia pode atender as necessidades de seus projetos, mande um e-mail para oe@dana.com e nossa equipe de engenharia entrará em contato.