Após ser submetido a um minucioso processo de restauração, o primeiro carro de Fórmula-1 brasileiro – o Fittipaldi FD 01 – poderá ser visto de 28 de abril a 8 de maio no Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo (SP). Projetado e construído em 1974, o modelo é considerado um dos mais importantes ícones brasileiros do automobilismo.
Primeiro carro da equipe Fittipaldi e o primeiro modelo brasileiro a correr na Fórmula-1, o FD 01, que também ficou conhecido como Copersucar, foi restaurado no ano passado pela fabricante de autopeças Dana. A iniciativa de recuperá-lo foi uma das ações do programa Dana Cultural que, além de promover diversas exposições itinerantes sobre a cultura brasileira, patrocina a preservação dos símbolos nacionais da mobilidade. Outros veículos recuperados com o apoio da Dana foram o Simca Chambord do Vigilante Rodoviário (primeiro seriado brasileiro de TV) e o hidroavião brasileiro Jahu (primeiro das Américas a cruzar o Oceano Atlântico, em 1927).
Além de conferir o resultado da restauração do Fittipaldi FD 01 de perto, quem passar pela Praça de Eventos do Shopping Metrô Tatuapé verá também uma exposição promovida pela Dana com fotos, textos e vídeos que contam um pouco da trajetória de 30 anos do carro e mostram detalhes do processo de recuperação dos componentes, da carenagem e da pintura. O emocionante retorno ao Autódromo de Interlagos 30 anos depois, com Wilson Fittipaldi Jr. ao volante, também está retratado na exposição. Chamada de “A Saga Fittipaldi”, a mostra também conta com o apoio da Porto Seguro Seguros e está engajada no projeto federal “O melhor do Brasil é o brasileiro”.
Para Claudio Voso, gerente de Marketing do Shopping Metrô Tatuapé, a iniciativa de levar um pouco de cultura para o público do shopping tem sido muito elogiada pelos próprios frequentadores. “A primeira exposição que fizemos em parceria com a Dana no ano passado, sobre a vida de Lampião, foi um sucesso absoluto e esperamos que isso se repita com a mostra do Fittipaldi FD 01”, declara Claudio. O Shopping Metrô Tatuapé recebe, em média, 70 mil pessoas por dia, número que deve aumentar em 20% na semana que antecede o Dia das Mães.
No dia da abertura da mostra no shopping, 28 de abril, a Dana promoverá a palestra “Complexo de Vira-Latas” para os proprietários das lojas. Ministrada pelo diretor de Comunicação Corporativa da Dana, Luciano Pires, a palestra provocativa trata da forma como os brasileiros esquecem as conquistas de seus conterrâneos e não valorizam os esforços dos que lutam para realizar seus sonhos. A história da equipe Fittipaldi é utilizada para ilustrar a palestra, que contará com a presença de Wilson Fittipaldi Jr..
Serviço:
Onde: Praça de Eventos do Shopping Metrô Tatuapé
Av. Radial Leste, esquina com a rua Tuiuti (anexo à Estação Tatuapé do Metrô) – São Paulo – SP
Quando: de 28 de abril a 8 de maio