A Dana apresentou no Congresso Mundial da SAE, realizado em Detroit (EUA), um eixo diferencial com sistema de acoplamento eletrônico para transferência de torque. O componente oferece melhorias significativas na mobilidade de veículos all-wheel-drive (AWD).
Este novo diferencial é uma solução eletronicamente controlada projetada para melhorar a performance dos veículos com tração AWD. O diferencial controla a força para as rodas enquanto o sistema de acoplamento eletrônico transfere torque da dianteira para a traseira ou vice-versa, dependendo da configuração e condições de direção do veículo. Um pacote único integra o sistema de acoplamento dentro do diferencial.
“As superfícies irregulares das estradas podem fazer com que as rodas dianteiras ou traseiras do veículo deslizem”, disse Chuck Heine, presidente de Desenvolvimento de Tecnologia da Dana. “Em um veículo com tração integral, o novo sistema de gerenciamento de torque eletrônico do diferencial da Dana transfere, automaticamente, a força para o eixo com maior tração”.
Além de melhorar a mobilidade dos veículos, os engenheiros da Dana projetaram o sistema de acoplamento para ser menor e 25% mais leve que os outros produtos disponíveis atualmente no mercado. Os níveis de vibração também são significativamente diminuídos em relação a maioria dos sistemas atuais.
“A Dana tem uma forte tradição de inovar na indústria”, afirmou Michael J. Burns, presidente e CEO da Dana. “Este novo diferencial é o primeiro em uma família de produtos para AWD que a Dana vai lançar para aperfeiçoar a dirigibilidade e atender a crescente demanda por este tipo de veículo no mundo. A tecnologia por trás deste produto demonstra nosso compromisso em avançar na ciência da mobilidade na indústria automotiva”, disse Burns.