Um dos conceitos mais valorizados do Estilo Dana, e parte do padrão de conduta seguido por todos na companhia, é a comunicação. Para a Dana, é muito importante que todos os seus colaboradores saibam o que acontece dentro e fora da empresa. Planos, metas, desempenho, ações de responsabilidade social, novas tecnologias e novos negócios são tópicos abordados freqüentemente no jornais internos de cada divisão com a finalidade de disseminar as melhores práticas dos funcionários, em cada departamento, por meio da troca de experiências de sucesso.
Como parte do processo de aprimoramento desses veículos internos de comunicação, a Dana criou o seu Prêmio de Comunicação. O objetivo é estimular o investimento e a melhoria contínua e valorizar a comunicação interna nas diversas unidades da companhia. Na América do Sul, esta é a quinta edição da premiação e os três jornais que obtiveram os maiores pontos representam as divisões sul-americanas no Prêmio Mundial, que acontece nos Estados Unidos.
Os critérios observados no V Prêmio de Comunicação Dana South America, todos com mesmo peso, foram Qualidade Editorial (texto, abordagem, reportagens, redação e edição), Criatividade e Inovação, Adequação da Linguagem e Design (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações). Na próxima edição do prêmio, em 2004, algumas mudanças serão implementadas, como a adição de um novo critério – Periodicidade – e alteração nos pesos dos já existentes, além de juizes da Argentina, Uruguai e Venezuela, deixando o processo mais aberto as diferenças culturais de cada país.
A análise dos veículos foi realizada por quatro juízes da área de comunicação: Augusto Diegues, da Futura Propaganda; José Carlos Secco, da Secco Consultoria de Comunicação; Paulo Oliveira, da Dança da Chuva, empresa responsável pela edição do “Pinhão” e Luís Pedro Ferreira, gerente de Comunicação Corporativa e Marketing da Dana. A pontuação máxima possível era de 160 pontos.
Esta é a classificação final do V Prêmio de Comunicação Dana South America:
1º – Diferencial – Tecnologias de Tração Mercosul, de Sorocaba e Montevidéu (116 pontos, 73% de eficiência)
2º – Fluid Systems News – Fluid Systems, de Diadema e Sta. Marina (112 pontos, 70% de eficiência)
3º – Gente de Spicer – Eixos Pesados, de Buenos Aires (101 pontos, 63% de eficiência)
Para maiores informações sobre este processo mande um e-mail para editorial@dana.com.