O grupo de Sistemas de Veículos Comerciais da Dana introduziu uma nova linha de eixos leves single-drive para aplicação em veículos médios. Conhecido como Dana Spicer® série S130, o eixo apresenta sistemas de engrenagem e rolamentos de alta capacidade, desenvolvidos para melhor atender as variadas necessidades dos veículos classe 5 e 6 (médios) comercializados hoje.
“Gradativamente, os fabricantes de veículos classes 5 e 6 estão exigindo componentes com vida útil mais longa, geralmente encontrados nos caminhões pesados”, disse Patxi Garcia, Gerente de Produto (eixos) para a divisão de Sistemas de Veículos Comerciais da Dana. “Ao vencer este desafio, este eixo serve como outro exemplo do compromisso da Dana em fornecer para seus clientes a tecnologia e sistemas de que eles precisam e esperam”, complementa.
Para atingir a flexibilidade máxima, a série de eixos S130 (com peso bruto que varia de 14.500 a 16.500 libras) pode ser usada em configurações de trem de força que requerem cotações GCW de até 40.000 libras. A série S310 oferece uma larga proporção, de 3.07 a 6.50.
Apresentando componentes superiores em um pacote mais leve, a série S310 foi idealizada para uma variedade de aplicações em veículos médios. Isso inclui vans convencionais e que fazem serviços de entrega, motor homes, veículos utilitários e de turismo, ônibus escolares e caminhões de entregas. A tecnologia da Dana chamada High Power Density (HPDTM) foi utilizada no projeto do eixo, para fornecer os benefícios de maximização da vida do componente, melhorar a resistência de impacto em cargas maiores, ao mesmo tempo em que minimiza o peso e o custo. A engrenagem hipoidal de 310-mm e os diferenciais foram especialmente projetados para maximizar a força e aumentar a vida útil do eixo quando usado nos motores de maior potência que são produzidos atualmente. Os dentes das engrenagens mais largos reduzem a pressão e promovem a suavidade e uma operação mais silenciosa, além de reduzir a fricção para melhorar a eficiência do combustível.
A série de eixos leves S310 aumenta as capacidades de carga, enquanto a distância reduzida do pinhão aumenta a flexibilidade de instalação no veículo e melhora os ângulos dos componentes de transmissão de força. Com o uso de lubrificantes Roadranger® aprovados pela Dana, os longos intervalos para a troca do lubrificante geralmente excedem o tempo de vida veículo. Além disso, o sistema exclusivo de vedação do pinhão mantém o lubrificante armazenado e livre de contaminação, o que diminui os custos com manutenção.
Os melhoramentos opcionais disponíveis para a série Dana Spicer S130 incluem:
Um diferencial de deslizamento limitado que reduz a manutenção e reduz os custos de operação eliminando aditivos especiais para o lubrificante.
Um freio de estacionamento montado no eixo que reduz a complexidade do caminhão e simplificar a instalação da montadora.
Um retardador eletromagnético montado no eixo, que melhora o desempenho do freio e aumenta as opções de drivetrain.
Um sensor de velocidade usado em combinação com sistemas de freio ABS, que aumenta a segurança, a flexibilidade e a simplicidade da instalação.