O grupo de Sistemas para Veículos Comerciais da Dana desenvolveu uma nova tecnologia de lubrificação que promete potencializar a eficiência da linha de eixos dianteiros por meio de um controle mais preciso do fluxo de lubrificação. De acordo com pesquisas de campo e de laboratório, os engenheiros prevêem reduzir o atrito entre as peças de engrenagem em até 20%.
A nova tecnologia conduz o óleo lubrificante às áreas de maior necessidade no eixo, enquanto controla o fluxo em volta do anel da engrenagem. Esse controle minimiza a perda de energia no atrito entre peças, mantendo os níveis de lubrificação apropriados. Além disso, o novo sistema reduz o volume de lubrificação necessária na montagem e por conseqüência na manutenção, diminuindo os custos. Outro benefício é a redução da temperatura do óleo lubrificante, que fica mais espesso, conferindo às engrenagens e rolamentos um tempo de vida maior. Todo o sistema de peças, com essa nova tecnologia, terá uma redução considerável no peso.
“Esperamos que essa nova tecnologia esteja disponível para as montadoras junto com o lançamento dos novos motores a diesel, em 2007”, afirma o gerente de produtos de eixos comerciais da Dana, Leo Wenstrup. “Isso é importante ao ponto que acreditamos que esse desenvolvimento irá ajudar as frotas a aliviar rapidamente os custos operacionais”.
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