Dana coloca Lampião em frente ao Mundo da Xuxa, no Shopping SP Market
As milhares de crianças que passarem em frente ao colorido Mundo da Xuxa, no Shopping SP Market, em São Paulo, poderão se surpreender com uma inusitada aula de história do Brasil, entre os dias 16 e 30 de junho na Praça de Eventos do shopping (bem em frente à entrada do parque); a exposição “Lampião, uma viagem pelo cangaço”.
São 24 painéis, com 70 imagens, incluindo fotos históricas e raras, textos e ilustrações, que promovem um relato imparcial e aprofundado sobre o cangaço no Brasil e o seu principal personagem: Virgulino Ferreira, o Lampião.
A exposição é resultado da pesquisa da neta de Lampião, a jornalista Vera Lúcia Ferreira, e do historiador Antônio Amaury Correia de Araújo (seis livros sobre o cangaço) – que estudam Lampião há 29 e 49 anos, respectivamente.
O evento marca um duplo aniversário; o nascimento e morte de Lampião. No dia 4 de junho de 1898, há 106 anos, no sítio Passagem das Pedras – pedaço de terra desmembrado da fazenda Ingazeira, às margens do Riacho São Domingos, no município de Vila Bela, atualmente Serra Talhada, Estado de Pernambuco –, vinha ao mundo o menino Virgulino, que se tornaria um mito da cultura popular brasileira, influenciando artes e costumes, tornado-se uma parte significativa da história do Brasil. No próximo dia 28 de julho, fará 66 anos que, torturado pela polícia, um dos coiteiros de Lampião “entregou” o local onde o bando se escondia; era o fim do cangaceiro.
Aviso aos pais – A exposição tem imagens bastante realistas e, por vezes, fortes, como a famosa ”foto das cabeças cortadas”, dos cangaceiros decapitados, exibidas após o massacre de Angico, que colocou fim a Lampião e seu bando. É que a exposição histórica retrata com detalhes a realidade violenta dos tempos do cangaço. E cabe aos pais e responsáveis a decisão por exibir estas imagens aos menores, com as explicações pertinentes.
“Lampião…” é uma das exposições do Projeto Dana Cultural, que mantém um acervo de exposições temáticas – cada tema traz dezenas de painéis, com fotos raras, históricas, ilustrações e textos (infográficos), que abordam com profundidade temas interessantes e desconhecidos da cultura brasileira.
Atualmente, o projeto Dana Cultural oferece três exposições:
1) Janela Mágica – história e evolução da TV no Brasil;
2) Lampião – uma viagem pelo cangaço;
3) Brasil, Terra à Vista – uma visão do descobrimento do Brasil.
Segundo Luciano Dias Pires, diretor de Comunicação Corporativa e Marketing da Dana, trata-se de uma estratégia de marketing cultural. “O objetivo é estimular a produção de cultura de qualidade no Brasil, proporcionar às pessoas o acesso a este conteúdo, agregando assim valor à marca Dana e também à marca do espaço que se interessa em receber a exposição”.
SERVIÇO:
Lampião – uma viagem pelo cangaço.
De 16 a 30 de junho, no Shopping SP Market. Avenida das Nações Unidas, 22.540, São Paulo (SP). Visitação: horário de funcionamento do shopping (diariamente, das 10h às 22h). Visitação gratuita. Informações: www.shoppingspmarket.com.br.
Para mais informações sobre a Dana e seu projeto cultural acesse: www.dana.com.br e www.dana.com.br/cultural.