A Dana desenvolveu um inédito protetor termo-acústico (TAPS) de cinco camadas para o coletor de escape que equipará as novas minivans Ford Freestar e Mercury Monterey. O componente protege do calor extremo gerado durante a operação do veículo e também é usado para reduzir ruído, vibração e desconforto (NVH).
“É a primeira aplicação de protetores termo-acústicos de cinco camadas totalmente isoladas na indústria automotiva”, esclarece Bill Carroll, presidente interino da Dana. Também explica que esse novo componente tem usos múltiplos nas áreas específicas onde as montadoras precisam reduzir o ruído e as temperaturas extremas. “Adicionamos mais uma inovação ao nosso portifólio de produtos inéditos na indústria e esperamos aumentar significativamente o fornecimento para futuros modelos”, complementa.
O protetor termo-acústico é composto de camadas externas de aço aluminizado e de uma central de aço ondulado, intercaladas por uma de isolamento. Diferentemente dos protetores de três camadas, os de cinco desenvolvidos pela Dana apresentam uma camada extra de material isolante, junto com uma de aço ondulado. Estas camadas adicionais ajudam a difundir e direcionar as ondas sonoras de volta para a fonte, neutralizando o ruído e aumentando o poder de redução do calor.
“Esperamos o crescimento contínuo do uso desses componentes devido à crescente quantidade de eletrônica relacionada aos sistemas híbridos e ‘by-wire’ que serão encontrados nos veículos de amanhã”, diz Mike Laisure, presidente do Grupo de Motor e Gerenciamento de Fluidos da Dana.
A célula de produção automatizada da Dana para os protetores utiliza um processo de moldagem por pressão. Este procedimento evita a formação de rugas no protetor e aumenta a resistência nas camadas intermediárias em comparação ao processo normalmente usado na produção. As bordas dos protetores recebem acabamento final, para maior segurança no manuseio e manutenção.
Os protetores termo-acústicos de cinco camadas para o coletor de escape das minivans são produzidos na fábrica da Dana em Chatham, Ontário (Canadá). A Dana também possui unidades de produção desses componentes na Alemanha, no Brasil (no Complexo Industrial de Gravataí) e no Japão.
Para as minivans Ford Freestar e Mercury Monterey, lançadas em novembro de 2003, a Dana também fornece o eixo traseiro, o berço do motor, juntas de cabeçote, anéis de pistão e o refrigerador de óleo da transmissão.