Quem visitar o estande da Dana no Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2003 poderá ver de perto um ícone da engenharia automotiva: um Ford T fabricado em 1917. A apresentação do modelo dá seqüência à série de exposições de automóveis históricos realizada em parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil).
O Ford T foi o primeiro veículo produzido em série e também o primeiro a utilizar a junta universal Spicer, peça que marcou o início da operação de manufatura da Dana. Escolhido entre duzentos outros modelos por quase 150 jornalistas de mais de trinta países como o carro do século, o modelo venceu, entre outros motivos, por ter introduzido o conceito de linha de produção, tornando o automóvel acessível às massas.
Parte dos programas culturais desenvolvidos pela Dana, a parceria estabelecida com a Ulbra, que detém um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina, permite que os carros históricos sejam trazidos de Canoas (RS) e expostos nos eventos em que a Dana participa. “Com esta iniciativa, além de apoiarmos e divulgarmos o Museu da Tecnologia da Ulbra, levamos algo inusitado aos visitantes desses eventos”, comenta Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana.
As mostras de carros históricos fazem parte das ações de comemorações do centenário da Dana, que acontece em 2004. Diversos outros veículos da Ulbra já estiveram em eventos realizados em São Paulo este ano, como os seminários da SAE e da AutoData e também nas feiras Autosports Mundial e Automec.
O Congresso SAE 2003 acontece de 18 a 20 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.